MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Resultado do sorteio da obra "Estado Covarde"
Promoção

Resultado do sorteio da obra "Estado Covarde"

A obra tenta perquirir uma visão ensaísta sobre o Estado sem pretensão técnica e de forma meramente literária.

Da Redação

sexta-feira, 31 de maio de 2019

Atualizado em 24 de maio de 2019 13:59

t

Na obra "Estado Covarde" (LTr - 224p.), o advogado Wladimir Novaes Martinez envereda para o estudo da liderança pessoal do Estado e sua enfática tibieza moral.

Este é um breve escorço, meramente literário e sem pretensão técnica, que tenta perquirir uma visão ensaísta sobre o Estado (sem afirmar como ele deveria ser), como os governos não têm a ousadia de enfrentar os problemas que afetam o povo. 

Por mais bem intencionados que sejam, quando alçados ao poder, vítimas de uma metamorfose pessoal, ética e política, entregam-se às delícias palacianas cercados de áulicos interessados somente em seu bem-estar pessoal.

A intenção foi um esforço de mostrar que, ao longo de 6 mil anos a humanidade experimentou tentativas de aperfeiçoar a imprescindível liderança estatal e, praticamente, quase todas elas resultaram em fragorosos insucessos.

No fundo, o que interessa é perscrutar os invisíveis sinais sintomáticos dos desvios ideológicos e desvendá-los no nascedouro. Mais do que tudo isso, a despeito dos seus tropeços, jamais perder a confiança no melhor dos regimes políticos: república parlamentarista democrática.

 

Alertar para o perigo de ouvir alguém enaltecê-la em altos brados. Com certeza, esse demagogo não acredita nisso e apenas se serve dessa bandeira para ludibriar a população e lograr o seu desiderato.

Sobre o autor:

Wladimir Novaes Martinez é advogado especialista em Direito Previdenciário e possui mais de 120 livros publicados na área, além de outros 25 livros literários (romance, contos, crônicas etc).  

__________

Ganhador:

Vinícius Costa Marques, de Alfredo Marcondes/SP