MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Trench Rossi Watanabe realiza evento sobre Arbitragem e ODR
Desjudicialização

Trench Rossi Watanabe realiza evento sobre Arbitragem e ODR

O escritório falou sobre sua experiência nas Arbitragens tradicionais, Arbitragens trabalhistas e Online Dispute Resolution, com a participação de Ricardo Dalmaso, do MercadoLivre.

Da Redação

quinta-feira, 27 de junho de 2019

Atualizado às 21:26

O escritório Trench Rossi Watanabe realizou ontem, em SP, o evento "Desafios da Arbitragem e Online Dispute Resolution", com os sócios Joaquim MunizLeticia Ribeiro e Luis Borghi, e a associada Caroline Gonçalves. O bate papo contou também com a presença do gerente jurídico sênior Ricardo Dalmaso, do MercadoLivre, que falou sobre sua experiência com o uso da tecnologia para dirimir os conflitos e evitar a judicialização dos consumidores. Segundo ele, por meio do Projeto Empodera, que utiliza o método de ODR, a empresa consegue resolver a maioria dos conflitos, o que além de reduzir custos ainda melhora sua reputação perante o consumidor e o próprio judiciário. "Menos de 1% dos casos levados aos canais oferecidos foram judicializados posteriormente", destaca.

Durante o painel, Caroline Gonçalves faou da importância de educar e conscientizar o consumidor para o uso de plataformas extrajudiciais,  como o Consumidor.gov, que integra o Sindec - Sistema Nacional de Defesa do Consumidor, gerido pela Senacon - Secretaria Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça e Segurança Pública, e que cadastra empresas comprometidas em resolver o problema do consumidor em até 10 dias.

Conduzido por Luis Borghi, o evento discutiu ainda a Arbitragem aplicada ao Direito do Trabalho, com Leticia Ribeiro, e seu uso como tribunal especializado e confidencial, por Joaquim Muniz, que após o encerramento lançou a 5ª edição do seu livro "Curso Básico de Direito Arbitral".

t

t

t

t

t

t

t

t