MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Conheça a nova presidente do CAM-CCBC
Eleonora Coelho

Conheça a nova presidente do CAM-CCBC

Primeira mulher a comandar a instituição em 40 anos de história, a advogada foi escolhida pela Assembleia Geral Ordinária da CCBC.

Da Redação

quinta-feira, 4 de julho de 2019

Atualizado às 19:11

Recentemente, o CAM-CCBC - Centro de Arbitragem e Mediação da Câmara de Comércio Brasil-Canadá elegeu Eleonora Coelho como sua nova Presidente. Primeira mulher a comandar a instituição em 40 anos de história, a advogada conta os planos para sua gestão, que tem uma diretoria majoritariamente feminina, aprimorando o empoderamento do gênero e garantindo um procedimento arbitral com uma equipe mais diversa. 

Com a perspectiva de dar continuidade aos projetos em curso, ela pretende reformular o regulamento, incluindo a arbitragem expedita, árbitro de emergência e divulgação das setenças, preservando o sigilo das partes e garantindo o aprimoramento técnico da instituição. Para dar maior agilidade aos procedimentos, nesses primeiros meses, Eleonora descentralizou da presidência o despacho de mero expediente, que a partir de agora será proferido pela Secretária Geral, Patrícia Kobayashi. 

Eleonora tem mais de 20 anos de experiência em resolução de disputas, com foco em arbitragem e outros métodos adequados de solução de conflitos. Sua experiência e intensa contribuição ao desenvolvimento técnico da arbitragem podem ser observadas em muitas frentes, seja na prática como advogada, na sua atuação como árbitra, pesquisadora, como representante da sociedade civil em processos legislativos e a frente de associações especializadas. 

A nova Presidente é graduada pela faculdade de Direito da Universidade de São Paulo e mestre em Contencioso, Arbitragem e Modos Alternativos de Solução de Conflitos pela Universidade de Paris II - Panthéon-Assas. Em sua sólida carreira na arbitragem, Eleonora participou de casos fundamentais para a consolidação do método no Brasil, coordenou uma das primeiras pesquisas empíricas sobre o tema nas cortes brasileiras, participou da Comissão de Juristas do Senado Federal para a reforma da Lei de Arbitragem, foi Vice-Presidente do Comitê Brasileiro de Arbitragem, além de contribuir há muitos anos para os trabalhos do CAM-CCBC.   

Eleonora participou dos grupos de estudo para a revisão do Regulamento do CAM-CCBC que iniciaram suas atividades ainda em 2010 e, desde 2015, passou a atuar como Secretária Geral, tendo nesse período comandado os trabalhos do Conselho Consultivo de Mediação. 

CAMARA DE COMERCIO BRASIL CANADA

Patrocínio

Patrocínio Migalhas