MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. TCU vai apurar se Coaf está investigando contas de Glenn Greenwald
Revelações - Lava Jato

TCU vai apurar se Coaf está investigando contas de Glenn Greenwald

PF teria solicitado que conselho que vasculhasse movimentações financeiras do jornalista após vazamentos envolvendo a Lava Jato.

Da Redação

sexta-feira, 5 de julho de 2019

Atualizado às 07:17

O Ministério Público junto ao TCU apresentou requerimento para que o órgão apure se o Coaf - Conselho de Controle de Atividades Financeiras está analisando as movimentações financeiras do jornalista Glenn Greenwald, do site The Intercept Brasil.

t

A Polícia Federal teria solicitado ao órgão que vasculhasse as contas bancárias de Greenwald depois que ele começou a publicar vazamento de mensagens supostamente trocadas entre o ex-juiz Sergio Moro e os procuradores da Lava Jato. A PF, subordinada a Moro, não confirma a informação.

O procurador Lucas Furtado afirma, no requerimento, que qualquer iniciativa do Coaf seria uma "retaliação à divulgação das mensagens" e, portanto, um "flagrante desvio de finalidade pública". Assim, pede que o Tribunal de Contas apure a "ocorrência de ilegalidades".

Críticas

Nesta quinta-feira, a Comissão de Liberdade de Expressão da OAB/RJ divulgou nota por meio da qual manifesta "contrariedade e preocupação" diante do pedido da polícia Federal para que o Coaf levante movimentações financeiras do jornalista Glenn Greenwald. Para a seccional, se for confirmada a investigação, o ato "representa inaceitável prática de tolhimento e intimidação", em afronta à CF. Veja a íntegra da nota.

Vazamentos

Migalhas reuniu, em site exclusivo, todas as informações e desdobramentos dos vazamentos envolvendo a operação Lava Jato. Acesse: vazamentoslavajato.com.br

t

Patrocínio

Patrocínio Migalhas