MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Resultado do sorteio da obra "Sigilo Bancário"
Promoção

Resultado do sorteio da obra "Sigilo Bancário"

A obra trata de acordos para troca de informações internacionais.

Da Redação

segunda-feira, 6 de janeiro de 2020

Atualizado às 07:13

tA obra "Sigilo Bancário" (Almedina - 198p.), escrita por Andréa Oliveira Silva Luz, trata de acordos para troca de informações internacionais.

O presente estudo aborda a tendência global de cooperação entre países com vistas a combater a evasão fiscal, os mecanismos desenvolvidos para tanto, e os limites da proteção dos direitos individuais (sigilos bancário e fiscal), em âmbito internacional, em contraposição ao interesse coletivo.

O debate é muito interessante, pois a contraposição dos limites dos direitos individuais ao interesse coletivo tem sido muito discutida nível mundial. E a troca global de informações para fins tributários renova essa discussão: quais informações serão fornecidas e como elas serão tratadas pelo país receptor são questões importantes a se analisar.

Considerando que o combate à evasão fiscal significa aumento de arrecadação dos países, o que, em conjunto com ações de combate à corrupção, permitiria maiores investimentos em políticas públicas, convido o leitor a conhecer um pouco mais sobre o tema.

Sobre a autora:

Andréa Oliveira Silva Luz é graduada em Direito e Filosofia pela Universidade São Judas Tadeu. Pós-graduada em Direito Tributário pela mesma instituição de ensino. LL.M. em Direito Tributário pelo Insper, com intercâmbio na Universidade de St. Gallen, Suíça.

________

Ganhadora:

Amanda Cristina Barbosa, advogada em Itararé/SP__________

Almedina Brasil Importacao, Edicao e Comercio de Livros LTDA