MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. CNJ: Processo virtual começa a virar realidade nos TJs

CNJ: Processo virtual começa a virar realidade nos TJs

Da Redação

quarta-feira, 4 de outubro de 2006

Atualizado às 08:14


Avaliação conjunta


CNJ: Processo virtual começa a virar realidade nos TJs

 

O sistema de processo virtual desenvolvido pelo CNJ já começa a se tornar realidade em vários TJs do país. A ferramenta foi distribuída, para ser usada em caráter experimental, para 19 tribunais de todo o País, em evento realizado em setembro em Goiânia. Para fazer uma avaliação conjunta desta primeira experiência, o CNJ reúne hoje (4/10) representantes técnicos de todos os 19 tribunais e do próprio Conselho, juntamente com o secretário-geral do CNJ, juiz Sérgio Tejada, e com o conselheiro Douglas Rodrigues.

 

Segundo Tejada, a experiência piloto serve exatamente para que sejam listados os problemas e feitas as mudanças que possam ser necessárias. "Vamos identificar eventuais erros e adaptar o sistema à realidade de cada estado", explica.

 

Goiás e Espírito Santo são alguns dos estados que passam a utilizar o sistema. Segundo o presidente do TJ/GO, desembargador Jamil Pereira de Macedo, o órgão preparou um documento para mostrar como o tribunal vem empregando a ferramenta e quais são suas sugestões de melhora.

 

O sistema de processo virtual do CNJ foi desenvolvido em software livre e permite a tramitação totalmente eletrônica de processos, via internet, dando mais agilidade e transparência ao Judiciário, ao mesmo tempo em que permite grande economia de recursos a todos os envolvidos. Depois da experiência piloto com os tribunais de Justiça, o sistema deverá ser distribuído para todos os segmentos do Judiciário, sem nenhum custo.

 

A reunião com os técnicos dos TJs se realiza na sede do STF, em Brasília, a partir das 11h, na Sala de Sessões da 2ª Turma, 4º Andar, Anexo II B.

__________