MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Advogada comenta benefícios da arbitragem nos contratos individuais de trabalho
Arbitragem trabalhista

Advogada comenta benefícios da arbitragem nos contratos individuais de trabalho

Possibilidade foi instituída pela reforma trabalhista.

Da Redação

domingo, 15 de setembro de 2019

Atualizado às 08:03

A possiblidade de utilização da arbitragem como forma de resolução de conflitos nos contratos individuais de trabalho foi instituída pela reforma trabalhista. Há tempos o método de solução de conflitos é utilizada na Justiça Trabalhista para dissídios coletivos, mas, com a reforma, passou também a ser admitida nos contratos individuais. 

A advogada Gisele Scafuro, do escritório Küster Machado - Advogados Associados, explica que, com a inclusão do artigo 507-A na CLT, é possível ser pactuada cláusula compromissória de arbitragem nos contratos individuais cuja remuneração seja superior a duas vezes o limite dos benefícios da Previdência Social, ou seja, remuneração superior a R$ 11.678,90.

A especialista destaca que pensar na Justiça como o único caminho para solucionar conflitos é algo cultural. "Trata-se de um engano que agrava ainda mais a prestação jurisdicional, trazendo perdas financeiras e desgastes não só para os litigantes, mas também para a sociedade como um todo".

t

Após a reforma trabalhista, a arbitragem passou a ser admitida nos contratos individuais de trabalho, possibilitando que empregado e empregador possam incluir no contrato de trabalho uma cláusula determinando que, em caso de conflito, as partes recorrerão ao juízo arbitral e não ao Judiciário. Dessa forma, se uma das partes recorrer à Justiça, o processo deverá ser extinto sem resolução de mérito.

Ainda segundo a determinação legal, a arbitragem trabalhista estará submetida às regras da lei de arbitragem (lei 9.307/96) aplicada para dirimir litígios que envolvam bens patrimoniais.

A advogada destaca que a arbitragem trabalhista é constitucional e, apesar da reforma regulamentar a arbitragem para os trabalhadores que recebem salários mais altos, o artigo 507-A abrirá precedentes para os demais trabalhadores. "Isto porque, ao trabalhador é assegurado o direito ao acesso à Justiça. Não se trata, portanto, de uma obrigação, mas sim de um direito. Nesse sentido, não se pode impedir o trabalhador de optar por formas mais céleres e simples de resolução de conflito, como é o caso da arbitragem."

Escolha do árbitro

Segundo Gisele, a escolha do árbitro não pode ser imposta pelo empregador e deve ser uma escolha unânime entre chefe e funcionário, mantendo a igualdade de condições entre ambas as partes.

Há também a possibilidade de optar por um colegiado arbitral constituído por três árbitros, de forma que o primeiro seja indicado pelo empregador, o segundo pelo empregado e o terceiro escolhido de maneira mútua, este último sendo responsável por presidir o colegiado.

Para a advogada, é fundamental que advogados e clientes passem a considerar a arbitragem como uma resolução de conflitos, benéfica tanto para as partes envolvidas quanto para a sociedade como um todo, "que paga direta e indiretamente pela morosidade da prestação jurisdicional".

____________

t

Patrocínio

Patrocínio Migalhas