terça-feira, 24 de novembro de 2020

MIGALHAS QUENTES

Publicidade

Faculdade

Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo completa 55 anos

O curso de Direito da FDSBC é moderno e atual, pois acompanha todas as tendências das diversas áreas jurídicas.

quarta-feira, 2 de outubro de 2019

Considerada uma das melhores instituições de ensino na área de Direito do Estado de São Paulo, a Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo completa neste sábado (5 de outubro), 55 anos de fundação.

Na Região do Grande ABC, foi a única a receber pela sexta vez consecutiva o Selo de Qualidade OAB Recomenda. Uma honraria concedida a cada três anos às instituições brasileiras de Ensino Superior, que se destacam na formação de bacharéis de Direito, combinando dois critérios: o desempenho no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) e o índice de aprovação no Exame da Ordem dos Advogados.

Em 2018, a edição do Ranking Universitário Folha (RUF) também confirmou a Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo como a melhor instituição de ensino jurídico do ABC. Na classificação geral do Estado de São Paulo, a Faculdade é a terceira melhor pública, ficando atrás somente da Universidade de São Paulo (USP), Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), primeiro e segundo lugares, respectivamente.

Desde 2017 à frente da direção, o professor Rodrigo Gago Freitas Vale Barbosa tem trabalhado arduamente com sua equipe de colaboradores e professores rumo à modernidade do curso e de suas instalações. Um trabalho que já gerou bons frutos.

Nesse período, houve a implementação dos Núcleos Docente Estruturante, de Pesquisa e de Arbitragem, das Tutorias, do Projeto de Didática e Nivelamento, regulamentação da Monitoria, além do maior fortalecimento dos convênios com universidades estrangeiras. 

"A mais recente foi com a Università Degli Studi di Messina, na Itália, que se soma a outras importantes parcerias. Além desse estreitamento com os convênios  internacionais, a Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo incentiva seus alunos para a realização de pesquisa, haja vista que hoje, 80% de nosso corpo docente é formado por professores doutores", explica o diretor Rodrigo Gago Freitas Vale Barbosa, que ainda completa:

A instituição educacional foi criada pelo Município de São Bernardo do Campo e o fato de ser uma autarquia legitima e dá credibilidade. Vários programas de atendimento público são ofertados à população, como Direito na Palma da Mão, Escritório Escola, Cejusc, Juizados Especiais, dentre outros. "Isso proporciona ao aluno, aprendizado técnico, prático e uma visão humanista e colaborativa", finaliza.

O curso de Direito da FDSBC é moderno e atual, pois acompanha todas as tendências das diversas áreas jurídicas. Isso pode ser confirmado com a grade dos cursos de pós-graduação, que vai desde os segmentos mais tradicionais, até os mais atuais, como Direito Digital e Direito das Diversidades (relação completa aqui).

A atual gestão sabe que a qualidade de ensino está totalmente na mão dos seus colaboradores e professores. Por isso, a instituição tem um programa de aprimoramento de seu corpo docente por meio de concessão de bolsa para pós-doutorado e, recentemente, obteve uma grande conquista junto ao governo municipal.

Foi sancionada a lei de valorização salarial e nova estrutura administrativa, que permite readequação na relação de cargos com consequente reajuste salarial que vai variar entre 13% e 29%. A medida também abrange diversos cargos, dentre eles bibliotecários, assistente jurídico e funções de zeladoria.

__________

Por: Redação do Migalhas

Atualizado em: 2/10/2019 17:06