MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Estagiário realiza sustentação oral no TJ/DF
Nova advocacia

Estagiário realiza sustentação oral no TJ/DF

Estudante foi acompanhado por um advogado.

Da Redação

segunda-feira, 30 de setembro de 2019

Atualizado em 22 de outubro de 2019 10:45

Na última quinta-feira, 26, o estudante de Direito Lucas Lopes Silva realizou sustentação oral para os magistrados do TJ/DF. O discente foi acompanhado pelo advogado do escritório onde atua. 

t

Na ocasião, o aluno apresentou aos desembargadores pedidos frente a um complexo processo de direitos fundamentais nas relações travadas entre particulares. A ação era contra uma das maiores empresas de advocacia do Brasil, em São Paulo.

O ato está previsto no Estatuto de Advocacia, como lembra o advogado Max Kolbe, do Kolbe Advogados Associados, que foi o responsável por acompanhar o estudante.

"Não há norma impeditiva nesse sentido. Pelo contrário, o artigo 3º, § 2º, do Estatuto da Advocacia, lei federal 8.906/94, permite que estagiários, regularmente inscritos nos quadros da OAB, possam praticar atos privativos do advogado, desde que acompanhados por este e sob a sua responsabilidade."

Para o advogado, o ocorrido foi exemplo de melhora no ensino jurídico para alunos que estão se inserido no mercado profissional.

"Este fato, além de melhorar o ensino jurídico, possibilita que a finalidade do estágio acadêmico seja atingida, consistente, ressalta, na apresentação ao mercado de trabalho de profissionais mais capacitados para a realidade da advocacia."

Com a maioria dos votos, a decisão foi favorável ao estagiário. "O saldo dessa experiência não poderia ser mais positivo, o frio na barriga e ansiedade foram recompensados", comemora Lucas.

_____________

Patrocínio

Patrocínio Migalhas