MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Associação questiona no STF determinação do Itamaraty que impede diplomatas de usar termo "gênero" em negociações
RCL 37.231

Associação questiona no STF determinação do Itamaraty que impede diplomatas de usar termo "gênero" em negociações

Entidade argumenta que a recomendação viola a dignidade humana da comunidade LGBTI.

Da Redação

segunda-feira, 7 de outubro de 2019

Atualizado às 10:33

A ABGLT - Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Intersexos ajuizou reclamação no STF contra recomendações do Ministério das Relações Exteriores para que diplomatas brasileiros não utilizem o termo "gênero" em negociações.

t

LGBTI

Na RCL 37.231, a Associação explica que, entre abril e julho de 2019, o Ministério das Relações Exteriores instruiu delegações diplomáticas de Genebra e Washington para que, durante negociações em foros multilaterais, os diplomatas esclarecessem que, no entendimento do governo brasileiro, a palavra "gênero" faz menção ao sexo biológico - feminino e masculino.

A ABGLT argumenta que essa determinação feita pelo Itamaraty viola a dignidade humana da comunidade LGBTI e contraria o entendimento firmado pela Corte Suprema ao julgar a ADIn 4.275, em que ficou reconhecida aos transgêneros a possibilidade de alteração de nome e gênero no registro civil mesmo sem a realização de procedimento cirúrgico.

Para a associação, o julgamento deixou claro que o termo é reconhecido como uma "manifestação individual e pessoal, não sendo algo que possa ser constituído pelo Estado, a quem cabe, apenas, seu reconhecimento".

Desta forma, a ABGLT pede para que o Supremo suspenda as determinações do Ministério das Relações Exteriores em reuniões diplomáticas e votações que envolvam o tema.  No mérito, solicita que o Itamaraty expeça novas recomendações aos representantes diplomáticos no sentido de que o termo "gênero" abarca identidade e expressão além de sexo biológico.

O ministro Gilmar Mendes é o relator da reclamação.

Informações: STF.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas