MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. TCU barra publicidade de "pacote anticrime" de Moro
Publicidade

TCU barra publicidade de "pacote anticrime" de Moro

Ministro Vital do Rêgo considerou suposta utilização irregular de recursos públicos.

Da Redação

terça-feira, 8 de outubro de 2019

Atualizado em 10 de outubro de 2019 10:42

O ministro do TCU Vital do Rêgo concedeu medida cautelar para determinar que o governo Federal suspenda peças publicitárias do "pacote anticrime", projeto de lei proposto pelo ministro da Justiça Sergio Moro, por indícios de utilização irregular de recursos públicos na campanha. A suspensão vale até que o TCU se posicione sobre o mérito da representação.

t

Na decisão, o ministro Vital do Rêgo ressalta que o governo não comprovou a utilidade pública da propaganda e não cabe dizer que se trata de educar, informar ou orientar a população, já que a lei pode ser ou não aprovada no Congresso.

"Entendo que a utilização de recursos públicos para a divulgação de 'um projeto de lei' que, em tese, poderá, de forma democrática, sofrer alterações sensíveis após as discussões que serão levadas a efeito pela Câmara dos Deputados e pelo Senado Federal não atendem aos requisitos de caráter educativo, informativo e de orientação social. Isso porque, como qualquer projeto de lei, o que se tem são teses abstratas que serão alteradas pelos legitimados a representar a população."

No pedido em que requereu a suspensão da campanha, o subprocurador-Geral do Ministério Público junto ao TCU, Lucas Rocha Furtado, argumentou que o jornal O Globo informou em reportagem que a campanha custou R$ 10 milhões aos cofres públicos. Porém, o governo não confirmou o valor, o que, para Furtado, fere o dever de ser transparente.

  • Processo: TC 036.192/2019-8

Veja o despacho.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas