MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. STJ definirá se plano de recuperação pode suprimir garantias sem anuência de credores
Direito Privado

STJ definirá se plano de recuperação pode suprimir garantias sem anuência de credores

Processo na 2ª seção teve pedido de vista.

Da Redação

quarta-feira, 23 de outubro de 2019

Atualizado em 24 de outubro de 2019 07:08

A 2ª seção do STJ julga controvérsia com origem em decisão que homologou plano e concedeu recuperação judicial, tornando ineficaz a previsão de supressão das garantias em face dos credores que com ela não consentiam. O recurso foi interposto pela empresa que está em recuperação judicial.

Nesta quarta-feira, 23, a ministra Nancy Andrighi, relatora, proferiu voto negando provimento ao recurso da empresa. Inicialmente, consignou que ao juízo competente não é dado, em regra, imiscuir-se no conteúdo do acordo estipulado entre devedor e credores.

Por outro lado, prosseguiu a ministra, há dispositivos que permitem o controle judicial do plano submetido à Assembleia Geral, "impedindo que o acordo aprovado colida com ditames legais, a exemplo do que se constata da leitura do art. 54 da lei de recuperação".

t

Nancy afirmou que a Assembleia Geral convocada para deliberar acerca da aprovação ou rejeição do plano de recuperação apresentado pelo devedor não pode ultrapassar os limites impostos pela lei da qual derivam suas atribuições e os limites de sua atuação.

"O art. 59, caput, é expresso ao dispor que apesar do plano de soerguimento implicar a novação dos créditos e obrigar o devedor e os credores a ele sujeitos, as garantias ajustadas não são alcançadas pelas disposições lá constantes."

A ministra esclareceu no voto que a norma do § 1º do art. 49 da lei garante que os credores do devedor em recuperação judicial conservam seus direitos e privilégios contra os coobrigados fiadores e obrigados de regresso.

"O credor não sujeito à recuperação judicial não passa a ser alcançado pelos efeitos desta somente porque ocorreu a inclusão de seu nome no plano de recuperação. Devem também ser conservados intactos, a despeito de deliberação da Assembleia em sentido diverso, os direitos dos credores, privilégios e garantias titulados pelos credores que não anuirem com a supressão de suas garantias, haja vista a existência de expressa previsão normativa."

Assim, concluiu a ministra, da colisão entre a lei e o plano de recuperação judicial, prevalece o conteúdo da norma legal.

"A supressão das garantias somente pode ser admissível na hipótese de anuência prévia dos respectivos titulares, consubstanciada na manifestação expressa em Assembleia de Credores favorável à proposta de soerguimento apresentada pelo devedor que contenha tal previsão."

S. Exa. propôs a seguinte interpretação: (i) o caput do art. 49 cria uma norma geral e todos os créditos existentes na data do pedido estão sujeitos à recuperação judicial; (ii) o §1º excepciona esta regra geral; (iii) o §2º traz uma outra exceção: as condições originalmente previstas para o cumprimento das obrigações anteriores ao pedido, ressalvadas as garantias pois já excluídas da recuperação pelo dispositivo precedente, podem ser modificadas pelo plano de soerguimento.

Após o voto da relatora, pediu vista dos autos Luis Felipe Salomão, tendo em vista que a 4ª turma julga na próxima semana recurso acerca da mesma questão, relatado pelo ministro.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas