MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Documentos históricos restaurados serão expostos no STF

Documentos históricos restaurados serão expostos no STF

Da Redação

terça-feira, 17 de outubro de 2006

Atualizado às 07:53


Memória e Acesso

 

Documentos históricos restaurados serão expostos no STF

 

Amanhã (18/10), o STF abre ao público a exposição "A Restauração no STF - Memória e Acesso". Parte do acervo documental da Corte ficará exposta no Hall dos Bustos, no Edifício-sede do Tribunal, até o dia 20 de novembro. No local, os visitantes poderão conhecer um pouco das técnicas de conservação e restauração de obras, a partir do trabalho efetuado dentro do próprio STF.

 

A fim de resguardar a memória e viabilizar o acesso às obras, o STF dispõe de laboratório com infra-estrutura adequada para executar todas as fases de conservação e restauração de documentos. Inaugurado em 2004, é considerado um dos mais bem equipados laboratórios de Brasília, com máquina obturadora de papéis, mesa de luz, prensas, secadoras e espátulas térmicas, além de outros aparelhos.

 

Entre os elementos da exposição figuram obras raras, documentos do Museu do Supremo Tribunal Federal e processos históricos - incluídos alguns defendidos pelo advogado e escritor Rui Barbosa e o caso Olga Benário.

 

Com mais de quatro mil metros lineares no arquivo, o STF guarda todos os processos originários. A Causa do Libelo, manuscrito que trata da liberdade da escrava Maria da Conceição, é o primeiro documento desse arquivo, datado de 1796.

 

"A Restauração no STF - Memória e Acesso" será aberta amanhã às 18h. Durante a semana a visitação fica aberta das 12h às 19h.

____________