MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Instituto Vertus celebra 70 mil acordos realizados por meio da mediação
Acordo

Instituto Vertus celebra 70 mil acordos realizados por meio da mediação

Em evento realizado em SP, a primeira Câmara de Mediadores privada homologada pelo TJ/SP comemorou o avanço do método alternativo de resolução de conflitos.

Da Redação

sexta-feira, 22 de novembro de 2019

Atualizado às 13:07

Centenas de personalidades do meio jurídico estiveram ontem, em SP, para celebrar o crescimento da Mediação no Brasil: são mais de 70 mil acordos feitos pelo Instituto Vertus e mais de 20 bilhões de reais envolvidos nas transações. O evento teve como intuito comemorar a formação de mediadores qualificados e lançar o curso online "Mediação e Gestão de Conflitos". Já são mais de 100 mediadores formados pelo Instituto Vertus em menos de dois anos.

Parte desse sucesso está no trabalho desenvolvido em parceria com a Telefônica. São mais de 30 mil autores beneficiados com os acordos. "Esse é o maior projeto de mediação realizado pelo TJ/SP. Seguindo os critérios do STJ, nossa ideia é ajudar a diminuir o acervo do Tribunal e acabar com os processos", explica o coordenador de Contencioso da companhia, Daniel Granado.

De acordo com o desembargador José Carlos Ferreira Alves, coordenador do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec), o Instituto Vertus é responsável por 7 % de todos os acordos do TJ/SP. Para ele "o modelo da tradicional advocacia de litigância tem que ser abandonado e o diálogo deve prevalecer sobre a briga forense." Da mesma opinião compartilha o secretário de justiça do Estado de SP, Paulo Dimas Mascaretti, ex-presidente do tribunal paulista. "A mediação e conciliação faz com que as pessoas encontrem caminhos para pacificar o coração e elevam os paradigmas de justiça".

De acordo com o fundador do Instituto, Rubens Decoussau Tilkian, a missão do instituto é incentivar a paz, promover o desenvolvimento das pessoas e fortalecer as relações.

"Na vida todo mundo tem seu ideal de paz e felicidade e muitas vezes as pessoas buscam caminhos de ter uma vida sem conflitos. Mas isso seria utópico de imaginar.  O segredo está em como lidar com os conflitos e recebe-los no dia a dia. Olhar como uma oportunidade de uma chance; de redesenhar os caminhos. Nossos hábitos precisam ser modificados para que nossa vida seja diferente. Deixemos de lado os conflitos para comemorar. Além de comemorar o curso e os 70 mil acordos, quero celebrar a vida e a amizade."

tA noite foi embalada ao som do saxofonista egípcio Tarek Sabry. Entre os mais de 250 convidados, estavam os desembargadores James Siano, Ricardo Pereira Júnior, Henrique Nelson Calandra, Deputado Frederico Dávila, os advogados Manuel Alceu, Celso Mori, Marcos da Costa, Tallulah Carvalho, Zulaiê e Sergei Cobra e Marcos de Almeida Prado. Todos eles puderam contribuir com a sociedade por meio da compra de mochilas JanSport, que foram doadas pela empresa e personalizadas pela artista plástica Olívia Lambiasi. A cada mochila vendida, duas outras mochilas serão doadas recheadas de material escolar. 100% da renda será destinada a mais de 12 mil crianças atendidas pela Fundação Amor Horizontal, plataforma que une o doador com uma instituição idônea e incentiva a prática, oferecendo recursos que garantam os melhores resultados e impacto social. Presidida por Carol Celico, a Fundação ainda recebeu uma colaboração de R$ 15.500 mil do Instituo Vertus. Os participantes também concorreram a sorteios de diárias de hotel 5 estrelas, camisas sob medida, guias de viagem, joias e vestidos. 

O Instituto Vertus utiliza métodos próprios, desenvolvidos a partir de mais de uma década de estudos e casos de sucesso, possibilitando às partes envolvidas no conflito serem protagonistas de sua própria história. Os cursos oferecidos  para formação de mediadores são certificados e habilitados  pela Escola Nacional de Formação de Magistrados - ENFAM e pelo TJ/SP - Tribunal de Justiça de São Paulo. O mediador, a partir de avaliações, deve mapear o conflito de forma imparcial e aproximar as partes com foco na solução do impasse. Ao mesmo tempo em que o profissional neutraliza interferências externas e internas que possam prejudicar a compreensão das causas, ele ajuda os envolvdidos a celebrarem um acordo bom para ambos, de maneira mais célere e mais econômica.

t

t

t

t

t

t

t

t

t

t

t

t

t

t

t

t

t

t

t