MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. TJ/RJ: Interior do Estado terá mais três novos Fóruns

TJ/RJ: Interior do Estado terá mais três novos Fóruns

X

Da Redação

sexta-feira, 20 de outubro de 2006

Atualizado às 08:47


Melhores condições

 

TJ/RJ: Interior do Estado terá mais três novos Fóruns

 

O TJ/RJ iniciou os preparativos para construir mais três fóruns no interior do Estado. Em visita às cidades do Noroeste Fluminense, o presidente do TJ/RJ, desembargador Sergio Cavalieri Filho, lançou ontem (19/10) a pedra fundamental do futuro prédio do Fórum de Miracema e assinou o termo de cessão do terreno, onde será erguida a nova sede do Judiciário em Santo Antônio de Pádua.

 

Hoje (20/10) ele estará em Casimiro de Abreu, onde também lança a pedra fundamental da obra prevista para o município. O novo Fórum de Miracema será construído em um terreno de 5.394,57 metros quadrados, cedido pela Prefeitura Municipal, na Avenida Deputado Luiz Fernando Linhares. O prédio de três pavimentos mais cobertura terá uma área total construída de 4.720,17 metros quadrados e deve estar concluído em um ano. A licitação para a escolha da empresa que fará a obra está prevista para sair em 20 dias.

 

Segundo o desembargador Sergio Cavalieri, Miracema precisa de um fórum adequado. Inicialmente pensou-se em reformar o atual, mas a idéia se mostrou inviável. O presidente do TJ agradeceu a colaboração do prefeito de Miracema, Carlos Alberto de Freitas Medeiros, pela doação do terreno.

 

"Miracema, por sua tradição e seu povo, merece uma atenção especial de nosso Tribunal. O que temos feito no Estado é construir fóruns que vão atender a população por pelo menos 50 anos. Infelizmente não poderei inaugurar este fórum, mas tenho a satisfação de deixar tudo encaminhado", disse Cavalieri.

 

O desembargador elogiou a atuação dos juízes Ana Paula de Azevedo Gomes e Victor Silva dos Passos Miranda, que tornaram Miracema um modelo de Comarca.

 

A obra do futuro Fórum de Casimiro de Abreu já foi licitada e vai começar em breve. O prédio tem o mesmo projeto que o de Miracema. A de Santo Antônio de Pádua ainda vai demorar um pouco mais.

 

O TJ/RJ tem hoje em andamento 17 obras em todo o Estado. O objetivo é atender melhor o público e dar melhores condições de trabalho a juízes e servidores, adequando os locais ao aumento das demandas. As reformas e construções são pagas com verbas do Fundo Especial do TJ, formado pelas arrecadações com as custas e taxas judiciárias. Em 2005, o custo médio das obras foi de R$ 1.445 por metro quadrado, valor 15,3% inferior ao estimado. Cavalieri iniciou ontem, quarta-feira, uma viagem de três dias ao interior do Estado para visitar obras e fazer inaugurações.

___________