MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. STF invalida dispositivos da Constituição de SC sobre disciplina de lei complementar
Controle de constitucionalidade

STF invalida dispositivos da Constituição de SC sobre disciplina de lei complementar

Julgamento foi unânime.

Da Redação

quinta-feira, 5 de dezembro de 2019

Atualizado às 18:28

Por unanimidade, o plenário do STF declarou a inconstitucionalidade de dispositivos da Constituição de SC que, ao dispor sobre o processo legislativo, atribuem a lei complementar a disciplina de matérias versando sobre o regime jurídico único dos servidores estaduais e diretrizes para a elaboração de carreira, organização da PM, entre outros tópicos.

t

Caso

A ação foi ajuizada pelo governador do Estado em 2013. Ele explicou que tais disposições estão contidas no artigo 57, parágrafo único, incisos IV, V, VII e VIII da Constituição Estadual. O chefe do Executivo catarinense sustentava que, para disciplinar essas matérias, a Constituição Federal não exige a edição de leis complementares. 

Ele alegou que tais dispositivos são inconstitucionais, pois afrontam os princípios da separação dos Poderes e o da simetria, entendido como "obrigação do constituinte estadual de seguir fielmente as opções de organização e de relacionamento entre os Poderes, acolhidas pelo constituinte federal".

Decisão

Relator, o ministro Luiz Fux julgou procedente o pedido e declarou a inconstitucionalidade de tais artigos. Ele destacou que a ampliação da reserva de lei complementar restringe indevidamente o arranjo democrático, pois permite que o legislador estadual crie obstáculos procedimentais para a edição das normas. Um desses óbices, apontou o relator, é a exigência de quórum qualificado para sua aprovação.

O ministro Fux explicou que a lei complementar, embora não tenha posição hierárquica superior àquela ocupada por lei ordinária, pressupõe a adoção de processo legislativo qualificado cujo o quórum para aprovação demanda maioria absoluta da casa legislativa. "Assim, a aprovação de leis complementares depende de mobilização parlamentar mais intensa para a criação de maiorias consolidadas no âmbito do poder legislativo".

O entendimento de Fux foi seguido por todos os ministros.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas