MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Advogado destaca, no projeto anticrime, alteração de pena por ofensas em redes sociais
Projeto anticrime

Advogado destaca, no projeto anticrime, alteração de pena por ofensas em redes sociais

Especialista explica as alterações.

Da Redação

domingo, 8 de dezembro de 2019

Atualizado às 11:48

Aprovado pela Câmara no último dia 4, o pacote anticrime prevê alterações em questões relacionadas a crimes contra honra praticados nas redes sociais. O especialista em Direito Digital Luiz Augusto Filizzola D'Urso, do escritório D'Urso e Borges Advogados Associados, explica as mudanças presentes no projeto, que agora segue para o Senado.

t

Segundo o advogado, a calúnia, a difamação e a injúria são previstos pelo CP como crimes contra a honra. "Atualmente, a pena prevista para a calúnia é de 6 meses a 2 anos de detenção; já a pena para casos de difamação é de 3 meses a 1 ano de detenção; no caso da injúria, a pena é de 1 a 6 meses de detenção."

O D'Urso explica que, atualmente, quando estes crimes são praticados pela internet é aplicado um aumento de pena de 1/3, que está previsto no CP, em seu artigo 141, inciso III. De acordo com o causídico, isto ocorre pois o compêndio trouxe um aumento de pena para quando crimes contra a honra fossem praticados por meios que facilitem a divulgação, como por exemplo pela internet.

Sobre o projeto anticrime, o advogado esclarece que a alteração proposta é a inclusão de um novo parágrafo no artigo 141, que estabelece que a pena será triplicada caso a difamação, injúria ou calúnia, ocorra pelas redes sociais.

_______________

t

Patrocínio

Patrocínio Migalhas