MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Resultado do sorteio da obra "Compliance Bancário: Um Manual Descomplicado"
Promoção

Resultado do sorteio da obra "Compliance Bancário: Um Manual Descomplicado"

De maneira didática e descomplicada, a obra apresenta os principais problemas e desafios encontrados pelo compliance officer na sua rotina bancária.

Da Redação

quarta-feira, 18 de dezembro de 2019

Atualizado às 07:23

Compliance Bancário: Um Manual Descomplicado (2020)A obra "Compliance Bancário: Um Manual Descomplicado" (JusPodivm - 2ª edição - 256p.), de André Almeida Rodrigues Martinez e Carlos Fernando dos Santos Lima, apresenta os principais problemas e desafios encontrados pelo compliance officer na sua rotina bancária. Tudo da maneira mais didática e descomplicada possível. 

O livro traz assuntos de interesse de todos que trabalham no setor bancário. 

Mas não só, pois também é de grande utilidade para aqueles atuam na área jurídica - juízes, promotores, defensores, procuradores e advogados -, uma vez que permite a eles uma ampla visão da matéria no Brasil, especialmente por também tratar da lei de combate à  lavagem de dinheiro e da lei anticorrupção.

Nesta 2ª edição, revista, atualizada e ampliada, foram acrescentados temas relevantes, tais como a possibilidade da contratação de especialistas em compliance pelos bancos, o regramento das fintechs, a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais) e as criptomoedas - temas que são abordados sob a ótica do compliance officer. 

A obra contempla, ainda, além de toda a legislação aplicável à matéria, as resoluções 4.595/17 e 4.753/19 do Conselho Monetário Nacional, as quais têm fundamental importância para o setor. 

"O livro é um verdadeiro manual de compliance, focado na área bancária, mas também útil para outros setores, com apontamentos práticos, mas sempre com sólida base nas normas nacionais e internacionais sobre a matéria."

Sérgio Moro

Sobre os autores:

André Almeida Rodrigues Martinez é procurador da Fazenda Nacional, ex-superintendente de Compliance do Banco Itaú S/A, bacharel em Direito pela USP, especialista em Direito Empresarial pela PUC/SP e em Direito Constitucional pela Unisul.

Carlos Fernando dos Santos Lima é advogado e consultor em compliance. Foi procurador Regional da República, lotado na Procuradoria Regional da República da 3º região em SP. Atualmente aposentado da carreira do Ministério Público, atuou na força-tarefa operação Lava Jato em Curitiba.

____________

Ganhadora:

Samantha de Faria Monteiro Reis, de Sabará/MG