MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Moraes cassa decisão que suspendeu venda de biografia não autorizada de Suzane Richthofen
STF

Moraes cassa decisão que suspendeu venda de biografia não autorizada de Suzane Richthofen

Para ministro, suspensão configura censura prévia, em contrariedade à Constituição.

Da Redação

quinta-feira, 19 de dezembro de 2019

Atualizado às 13:42

Nesta quarta-feira, 18, o ministro Alexandre de Moraes, do STF, cassou decisão de 1º grau que havia suspendido a publicação, a venda e a divulgação de uma biografia não autorizada de Suzane von Richthofen.

A decisão atendia a pedido da própria biografada, condenada pelo assassinato de seus pais, ocorrido em 2002.

t

Na Rcl 38.201, o escritor argumentou que, no julgamento da ADIn 4.815, o Supremo decidiu que não é necessária qualquer autorização prévia da pessoa biografada para a publicação de obra literária e que não é possível determinar judicialmente o impedimento de edição, publicação, circulação e divulgação de obras literárias.

Apontou, também, afronta à decisão da Corte no julgamento da ADPF 130, em que se garantiu a liberdade de manifestação do pensamento.

Ao decidir, o ministro sustenta que não há previsão constitucional para restringir a liberdade de expressão no seu sentido negativo, limitando-se preventivamente o debate público em razão de uma conjectura sobre o efeito que certos conteúdos possam vir a ter junto ao público. Lembrou ainda que, no julgamento da ADIn 4.815, a Corte conferiu interpretação aos artigos 20 e 21 do Código Civil para afastar a possibilidade de censura prévia particular, em conformidade com a Constituição.

Segundo o ministro, ao determinar a suspensão da obra, o juízo de São José dos Campos/SP impôs censura prévia, "cujo traço marcante é o caráter preventivo e abstrato de restrição à livre manifestação de pensamento, que é repelida frontalmente pelo texto constitucional, em virtude de sua finalidade antidemocrática".

Ao julgar procedente a reclamação e cassar a decisão que determinou a suspensão da edição, da publicação, da venda e da divulgação da biografia não autorizada de Suzane von Richthofen, o ministro ressaltou que o funcionamento eficaz da democracia representativa "exige absoluto respeito à ampla liberdade de expressão, possibilitando a liberdade de opinião, de criação artística, a proliferação de informações, a circulação de ideias".

O advogado Alexandre Fidalgo atua na causa pelo escritor da biografia. Ele comemorou a decisão de Moraes.

"Brilhante a decisão do ministro Alexandre de Moraes. Enalteceu as decisões paradigmas do Supremo e valorizou a defesa da democracia, permitindo a publicação da obra sobre a história de Suzane. Grande decisão de um grande ministro."

O processo tramita em segredo de Justiça.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas