MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Partido pede que STF impeça abate de animais apreendidos
Crimes ambientais

Partido pede que STF impeça abate de animais apreendidos

Legenda requer que dispositivos da lei de crimes ambientais não sejam interpretados de forma a permitir a prática.

Da Redação

segunda-feira, 6 de janeiro de 2020

Atualizado às 09:26

O Partido Republicano da Ordem Social - Pros ajuizou ADPF no Supremo para impedir que dispositivos da lei de crimes ambientais - 9.605/98 e do decreto 6.514/08 sejam interpretados de forma a autorizar o abate de animais apreendidos.

t

A legenda afirma que dispositivos da lei e do decreto claramente dispõem sobre a destinação dos animais apreendidos, os quais, segundo as normas, "serão prioritariamente libertados em seu habitat ou, sendo tal medida inviável ou não recomendável por questões sanitárias, entregues a jardins zoológicos, fundações ou entidades assemelhadas, para guarda e cuidados sob a responsabilidade de técnicos habilitados".

No entanto, de acordo com o partido, "em diversas situações há determinação judicial autorizando o sacrifício dos animais apreendidos, em interpretação da legislação contrária à Constituição Federal". "Em nenhuma hipótese a lei permite o abate ou o sacrifício dos animais, mas, ao contrário, zela por sua integridade e proteção", ressalta o Pros.

O partido sustenta que a Administração Pública tem recorrido ao sacrifício dos animais "sem maiores constrangimentos, falhando fatalmente na proteção que, nos termos da Constituição, deveria exercer", e cita exemplos de decisões que autorizaram o abate de galos utilizados em rinhas.

Dessa forma, a legenda pede a declaração de inconstitucionalidade da norma, sem redução do texto, com a exclusão de interpretação que permita o sacrifício dos animais. O partido pede ainda a concessão de liminar para evitar "medidas ou atos inconstitucionais" que possam resultar no abate dos animais.

O relator da ADPF é o ministro Gilmar Mendes.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas