MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Perfil em Instagram que mandava directs caluniosos não será removido
Redes sociais

Perfil em Instagram que mandava directs caluniosos não será removido

Usuário deverá ser identificado para medidas legais cabíveis.

Da Redação

terça-feira, 7 de janeiro de 2020

Atualizado às 12:53

A 6ª câmara de Direito Privado do TJ/SP deu provimento ao recurso do Facebook isentando-o de excluir a página de um usuário no Instagram. O usuário enviava directs caluniosos para seguidores de uma empresa. Para o colegiado, o Facebook deve se limitar a fornecer os dados de identificação do usuário infrator.

t

Um perfil criado no Instagram enviava mensagens com conteúdo calunioso para todos os clientes seguidores da página da autora da ação. O juízo de 1º grau determinou a exclusão da conta e o fornecimento de dados pessoais e técnicos do perfil. O Facebook, então, interpôs apelação com o argumento de que a exclusão da conta ofende o princípio da liberdade de pensamento e expressão.

Responsabilidade

Relator, o desembargador Rodolfo Pellizari considerou ausentes os elementos capazes de justificar a remoção integral do perfil. "As redes sociais se caracterizam como fonte de divulgação e transmissão de informações, como corolário do princípio da liberdade de pensamento e expressão, consagrado pelo artigo 5º, inciso IV, da Constituição", afirmou o magistrado, acrescentando que a retiradas de conteúdo do ar deve ser o último recurso em casos de responsabilidade civil por conteúdos divulgados na internet. 

O relator destacou também que não houve publicações com teor ofensivo, somente mensagens diretas a certos seguidores, "cuja solução enseja responsabilização direta da remetente, e não imposição de exclusão da conta ao Facebook".

Assim, foi determinado o fornecimento dos dados necessários para a identificação da pessoa responsável pelo perfil.

"Ilícito que deve ser dirimido em ação própria, entre a prejudicada e a responsável pelo perfil, sendo que a responsabilidade do Facebook deve se limitar a fornecer os dados de identificação do usuário infrator."

Veja a íntegra do acórdão.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas