MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. "Pode ser até elogio", diz juiz ao absolver homem que chamou guardas de "bosta"
Questão de conotação

"Pode ser até elogio", diz juiz ao absolver homem que chamou guardas de "bosta"

Para o juiz de Direito Caio Márcio de Brito, da 1ª vara do Juizado Especial Cível e Criminal de Dourados/MS acusar de desacato alguém que utiliza "bosta" como adjetivo é "muita relevância para tão pouca coisa".

Da Redação

segunda-feira, 13 de janeiro de 2020

Atualizado às 09:46

Para o juiz de Direito Caio Márcio de Brito, da 1ª vara do Juizado Especial Cível e Criminal de Dourados/MS, "ser chamado de 'bosta', dependendo da conotação, pode ser até um elogio". A afirmação aconteceu quando o magistrado decidiu absolver um homem, que utilizou o adjetivo para xingar guardas municipais, dos crimes de desacato e resistência.

De acordo com denúncia do Ministério Público estadual, em outubro de 2019, o homem resistiu a uma autuação de trânsito por irregularidades ao conduzir uma motocicleta. Quando foi abordado por guardas municipais, xingou-os de "bosta".

Consta nos autos que, durante interrogatório, o réu confessou que praticou o suposto desacato, alegando que ficou nervoso pelo fato de estarem apreendendo o seu veículo.

t

Resistência e desacato

Ao analisar o caso, o magistrado explicou que, ainda que o acusado estivesse conduzindo seu veículo de forma irregular, a denúncia do MP abrange apenas os delitos de resistência e desacato.

No que se refere ao delito de resistência, para o juiz, o próprio MP, em alegações finais, disse que não havia provas aptas a autorizar condenação. Assim, o magistrado entendeu que "não só não existiram provas aptas a condenar o acusado pelo delito de resistência, como ficou demonstrado, pelo depoimento dos policiais, que não houve resistência na abordagem".

O magistrado também questionou a legalidade do ato que resultou na autuação do acusado uma vez que "não haveria necessidade do uso de algemas para conte-lo, o que retira completamente a materialidade da conduta narrada na denúncia".

Sobre o delito de desacato, chamar os guardas municipais de "bosta" é "muita relevância para tão pouca coisa".

"Pensar que o fato de ser chamado de 'bosta' faz com que os que utilizam a farda da Guarda Municipal se sintam desacatados, é ter a certeza de que se sentem sem nenhuma relevância em relação às suas honradas funções, a ponto de entenderem que o simples pronunciamento da palavra 'bosta' pudesse ser tão ofensivo".

Para o juiz, o uso do adjetivo depende da conotação e pode até ser um elogio porque o termo "pode ser visto como fertilizante, portanto, algo positivo. Pode ser visto como um objeto ou até um avião, quando se diz: esta 'bosta' voa? Ou utilizado de forma coloquial, quando se diz, a vida está uma 'bosta'".

Por fim, o magistrado asseverou que, se os agentes se sentiram tão ofendidos, deveriam, no âmbito privado, ingressarem com queixa-crime contra o ofensor.

  • Processo: 0004625-31.2018.8.12.0101

Veja a decisão

Patrocínio

Patrocínio Migalhas