MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Huck Otranto Camargo anuncia novo sócio
Novidade

Huck Otranto Camargo anuncia novo sócio

Rafael Mendes Gomes atuará nas áreas de Compliance e Direito Empresarial.

Da Redação

quinta-feira, 30 de janeiro de 2020

Atualizado às 08:49

O advogado Rafael Mendes Gomes é o novo sócio da banca Huck Otranto Camargo nas áreas de Compliance e Direito Empresarial. Formado pela Faculdade de Direito do Largo São Francisco, da Universidade de São Paulo (USP), Rafael é professor de diversos cursos universitários, compôs renomados escritórios de advocacia e foi diretor, vice-presidente jurídico e Chief Ethics and Compliance Officer de multinacionais, a exemplo da Sun Microsystems e do Walmart e, até recentemente, era Diretor Executivo de Governança e Compliance da Petrobras. Rafael liderará o setor de compliance do escritório, com foco em consultoria, investigações internas, due diligence e risk assessment.

t

Com extensa experiência internacional, Rafael Mendes Gomes obteve a certificação como Certified Compliance and Ethics Professional, pela Society of Corporate Compliance and Ethics, em Toronto, Canadá, foi Diretor Jurídico e administrador estatutário da Sun Microsystems de Argentina S.A., da Sun Microsystems de Chile S.A. e atuou com Assistant General Counsel da Sun Microsystems, Inc., baseado em Santa Clara e Menlo Park, na Califórnia.

O advogado é professor no Mestrado de Compliance (Cumplimiento Normativo en Derecho Penal) da Universidade Castilla La Mancha e nos cursos de pós-graduação em Compliance do IBMEC no Rio de Janeiro e em São Paulo. Foi também o idealizador e professor coordenador dos cursos de Compliance Anticorrupção do Instituto Brasileiro do Petróleo, Gás e Biocombustíveis, de 2015 a 2019, e professor de cursos sobre Compliance, Lei Anticorrupção e Lei das Estatais na Escola Superior de Advocacia da OAB-SP e de pós-graduação do CEPED, da UERJ. 

Rafael tem pós-graduação em Direito Empresarial pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP, em Negócios na Era Digital pela Fundação Getúlio Vargas de São Paulo - FGV/SP, e em gestão empresarial - Advanced Management Program - pelo IESE Business School, da Universidade de Navarra, Espanha.

De 2014 a 2018, quando foi eleito Diretor Executivo de Governança e Compliance da Petrobras, Rafael Mendes Gomes foi o Coordenador dos Seminários Migalhas sobre Compliance, Lei Anticorrupção e Lei das Estatais. No próximo dia 18 de fevereiro o Migalhas oferecerá o Seminário "Proteção e Privacidade de Dados e Compliance: Teoria e Prática", também coordenado por ele com sua sócia Priscila Furgeri Morando.  Clique aqui para mais informações sobre o evento. 

t