MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. IBDA cria dez comissões de estudos visando ampliar atuação em debates nacionais
Novas Comissões

IBDA cria dez comissões de estudos visando ampliar atuação em debates nacionais

Maurício Zockun, atual presidente do Instituto, é o idealizador do novo modelo de governança.

Da Redação

segunda-feira, 3 de fevereiro de 2020

Atualizado às 14:45

Uma das primeiras iniciativas da nova diretoria do IBDA - Instituto Brasileiro de Direito Administrativo e de seu presidente, Maurício Zockun, foi a criação de dez comissões de estudos que visam tornar a entidade ainda mais atuante em debates nacionais que envolvam as áreas mais importantes do Direito Administrativo. "Esses grupos terão como missão ampliar seus olhares para suas respectivas áreas e propor melhorias nas práticas que beneficiem a atuação estatal e as relações governo-sociedade", comenta Zockun. 

t

Intituladas como Serviços Públicos (presidida por Adriana Schier - PR), Terceirização (Christianne Stroppa - SP), Políticas Públicas e Desenvolvimento Social (Caroline Müller Bitencourt - RS), Mecanismos Alternativos (César Guimarães - PR), Função Sancionatória (Flávio Henrique Unes Pereira - DF), Anticorrupção e Integridade (Joana Paula Batista - SP), Reforma Previdência (Paulo Modesto - BA), Contratação Pública (Edgar Guimarães - PR), Infraestrutura e Regulação (André Freire - SP) e Servidores Públicos (Raquel Dias - MG), as comissões já iniciaram suas atividades. "Infraestrutura e Regulação foi uma das primeiras a se movimentarem, participando de debates sobre a nova lei para concessões e parcerias e, em breve, de reuniões sobre o marco do saneamento", conta Zockun. 

O mesmo se deu com a Comissão de Políticas Públicas e Desenvolvimento Social, que viabilizou o ingresso do IBDA em ações que tramitam no STF, nas quais se discute a constitucionalidade de leis fixadoras do denominado programa "Escola sem Partido". 

Segundo o presidente do IBDA, o novo modelo de governança será importante para tornar o Instituto um agente qualificado a contribuir para o aprimoramento da legislação brasileira, principalmente diante do conjunto de reformas que vem sendo concebido nos âmbitos municipal, estadual e federal. "O que é ser qualificado? Não é apenas ser ouvido nestes debates, mas ser instado a se manifestar, pela nacionalmente reconhecida qualificação técnica dos juristas que integram e colaboração com o IBDA", finaliza.

___________

INSTITUTO BRASILEIRO DE DIREITO ADMINISTRATIVO