MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Câmara rejeita afastamento do deputado Federal Wilson Santiago
Parecer aprovado

Câmara rejeita afastamento do deputado Federal Wilson Santiago

Parlamentar havia sido afastado em dezembro por decisão do ministro Celso de Mello, do STF.

Da Redação

quinta-feira, 6 de fevereiro de 2020

Atualizado em 7 de fevereiro de 2020 07:09

Nesta quarta-feira, 5, o plenário da Câmara dos Deputados rejeitou, por 233 votos contra e 177 a favor, o afastamento do deputado Federal Wilson Santiago. Com a decisão da Câmara, perde validade medida cautelar do ministro Celso de Mello, que havia determinado o afastamento do parlamentar em dezembro.

Wilson Santiago é um dos investigados na operação Pés de Barro, da Polícia Federal, cujo objetivo é desarticular organização criminosa dedicada à realização de pagamentos ilícitos e superfaturamentos de obras no sertão da Paraíba - Estado pelo qual o parlamentar foi eleito.

t

Em dezembro, Celso de Mello deferiu, no âmbito da operação, mandados de busca e apreensão que foram cumpridos pela PF no Congresso. Na ocasião, o ministro também afastou Santiago do cargo.

A decisão foi analisada nesta quarta-feira pela Câmara. Em seu parecer, o relator, deputado Federal Marcelo Ramos, se manifestou contra o afastamento. Ao todo, 233 deputados votaram a favor do parecer, rejeitando o afastamento, enquanto outros 170 votaram contra o parecer, mantendo o afastamento.

Para que fosse mantido o afastamento determinado pelo ministro Celso de Mello, eram necessários 257 votos a favor da decisão (contra o parecer do relator).

Em seu voto, o relator na Câmara, destacou que foi julgado na Casa apenas o afastamento de Santiago e, em razão dos fatos apurados e da denúncia oferecida pelo MP, recomendou a abertura de processo contra o parlamentar no Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas