MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. STF inicia julgamento sobre imunidade de exportação por meio de trading
Tributação

STF inicia julgamento sobre imunidade de exportação por meio de trading

Julgamento continua na próxima sessão com os votos dos ministros.

Da Redação

quinta-feira, 6 de fevereiro de 2020

Atualizado em 7 de fevereiro de 2020 11:10

Nesta quinta-feira, 6, o plenário do STF deu início ao julgamento conjunto de duas ações que versam sobre o alcance da imunidade tributária de exportadores que vendem no mercado externo por meio de trading companies - empresas que atuam como intermediárias na exportação. Na sessão de hoje foram realizadas apenas as sustentações orais e a leitura dos relatórios. Julgamento continua no próximo dia 12.

t

A primeira ação é a ADIn 4.735, ajuizada pela AEB - Associação do Comércio Exterior do Brasil. A entidade questionou dois dispositivos da IN 971/09, da Secretaria da Receita do Brasil, que versa o seguinte:

Art. 170. Não incidem as contribuições sociais de que trata este Capítulo sobre as receitas decorrentes de exportação de produtos, cuja comercialização ocorra a partir de 12 de dezembro de 2001, por força do disposto no inciso I do § 2º do art. 149 da Constituição Federal, alterado pela Emenda Constitucional nº 33, de 11 de dezembro de 2001.

§ 1º Aplica-se o disposto neste artigo exclusivamente quando a produção é comercializada diretamente com adquirente domiciliado no exterior.

§ 2º A receita decorrente de comercialização com empresa constituída e em funcionamento no País é considerada receita proveniente do comércio interno e não de exportação, independentemente da destinação que esta dará ao produto.

Na ação, a AEB sustenta que a Constituição instituiu imunidade tributária às exportações "de forma ampla, sem qualquer discriminação", alcançando assim tanto as comercializações diretas quanto as indiretas, promovidas por pequenos e médios produtores por meio de venda às tradings e exportadoras.

A AEB pede, liminarmente, que o STF suspenda a eficácia dos dois parágrafos do artigo 170 da IN 971 e, no mérito, declare a sua inconstitucionalidade.

O relator da ação é o ministro Alexandre de Moraes.

A segunda ação é o RE 759.244, que está sob relatoria do ministro Edson Fachin. A empresa Bioenergia do Brasil questionou regra estabelecida pela IN da Secretaria da Receita Previdenciária (IN/SRP) 03/05, segundo a qual a receita proveniente de comercialização com empresa em funcionamento no país é considerada comércio interno, e não exportação.

O TRF da 3ª região entendeu incabível no caso a aplicação da imunidade prevista no artigo 149, parágrafo 2º, inciso I, da CF, o qual estabelece que as contribuições sociais e de intervenção no domínio econômico não incidem sobre receitas decorrentes de exportação.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas