MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Renato Opice Blum coordena curso de pós-graduação na FAAP
Direito Digital

Renato Opice Blum coordena curso de pós-graduação na FAAP

Aulas do curso "Direito Digital nas Empresas: Estratégias e Aplicações" iniciam em março.

Da Redação

quarta-feira, 12 de fevereiro de 2020

Atualizado às 07:04

Renato Opice Blum, do escritório Opice Blum, Bruno, Abrusio e Vainzof Advogados Associados, é o coordenador do curso de pós-graduação "Direito Digital nas Empresas: Estratégias e Aplicações". Com previsão de início em março, as aulas acontecem às terças e quartas-feiras, em SP, com carga horária total de 432 h/aula.

t

O desenvolvimento das tecnologias digitais criou uma revolução nos comportamentos dos consumidores e nas estratégias das empresas. Identificamos o surgimento de facilidades que desburocratizam a vida social e de oportunidades que impactam de modo significativo os modelos de negócios: é o caso das startups, fintechs e legaltechs, e de muitos produtos baseados no tratamento e na circulação de dados. Em contrapartida, ampliam-se as dúvidas sobre os direitos e deveres implicados nas relações mediadas por essas tecnologias e, consequentemente, a insegurança jurídica e as margens para disputas litigiosas. No Brasil, assim como em todo o mundo, Estado, corporações e sociedade civil têm se mobilizado para criar e adequar suas leis a essa nova realidade. Se as empresas não sobrevivem sem explorar possibilidades radicais de inovação, devem conhecer em profundidade os mecanismos técnicos e jurídicos que permitem o controle e o sigilo de suas informações estratégicas e que protegem sua marca e seus produtos intelectuais.

O curso de Pós-Graduação em Direito Digital da FAAP traz esse debate do campo jurídico para uma abordagem interdisciplinar, permitindo uma visão global dos riscos e oportunidades oferecidos pelas tecnologias que armazenam, interpretam e distribuem dados. Prepara profissionais de formações distintas para garantir que inovações nessa área de negócios se desenvolvam num ambiente de segurança técnica e jurídica.

O curso é indicado para profissionais do Direito, Gestão e Negócios, Marketing, Economia, Relações Internacionais e Gestão Pública que, para a tomada de decisões, necessitam conhecer as implicações jurídicas das ações estratégicas e negócios operados em ambientes digitais.

Sua dinâmica envolve aulas expositivas, estudos de casos nacionais e internacionais, aulas no formato de workshops, visitas técnicas e exercícios práticos que visam à interpretação de fragilidades e à busca de soluções técnicas e legais para os problemas.

Informações, clique aqui.