MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Deputado Federal João Carlos Bacelar vira réu no STF por peculato
Inq 3.701

Deputado Federal João Carlos Bacelar vira réu no STF por peculato

1ª turma recebeu, por unanimidade, denúncia apresentada pela PGR contra parlamentar.

Da Redação

quarta-feira, 12 de fevereiro de 2020

Atualizado às 10:32

A 1ª turma do STF recebeu denúncia apresentada pelo MPF contra o deputado Federal João Carlos Bacelar, tornando-o réu pelo crime de peculato na modalidade desvio de recurso público.

Por unanimidade, os ministros que compõem a turma entenderam que há elementos no caso que atestam a ocorrência do crime e indícios de autoria suficientes para a abertura da ação penal.

t

A PGR afirmou que Bacelar contratou como secretárias parlamentares duas mulheres que desenvolviam atividades particulares, sendo que uma delas trabalhava em empresa administrada pela família do deputado, e a outra, como doméstica em sua residência em Salvador/BA.

A defesa de Bacelar afirmou que a prova inicial é ilícita, pois foi feita pela irmã do parlamentar, a qual teria invadido seu computador para extrair dados referentes às contratações. Segundo a defesa do parlamentar, a denúncia também é inepta, pois não há descrição das atividades exercidas pelas mulheres nem o período em que a prestação desses serviços teria ocorrido.

Para o relator do Inq 3.701, ministro Alexandre de Moraes, a PGR reuniu elementos suficientes para que seja instaurada a ação penal para investigar o crime de peculato, consistente no desvio de verba de gabinete para contratação de pessoal para o exercício de funções não relacionadas à atividade parlamentar - prática que, conforme a denúncia, ocorre desde 2007.

O colegiado também recebeu, por maioria, denúncia formulada contra uma das contratadas que, segundo a PGR, teria conhecimento de que exercia de forma ilícita funções na empresa da família do parlamentar.

Neste ponto ficou vencido o ministro Marco Aurélio, que considera não ser competência do STF processar e julgar pessoa que não tem prerrogativa de foro no Tribunal.

Em relação à outra contratada, a PGR entendeu que ela não tinha conhecimento de que era contratada pela Câmara dos Deputados.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas