MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Magistrado tem aposentadoria transformada em compulsória por venda de decisões
CNJ

Magistrado tem aposentadoria transformada em compulsória por venda de decisões

Condutas analisadas pelo CNJ revelaram organização criminosa para viabilizar soltura de traficantes no Ceará.

Da Redação

quarta-feira, 12 de fevereiro de 2020

Atualizado às 12:50

O plenário do CNJ decidiu no último dia 4 transformar a aposentadoria voluntária do desembargador do TJ/CE Paulo Camelo Timbó em compulsória. O magistrado é acusado de participar de esquema de venda de liminares em plantões judiciários.

t

De acordo com o conselheiro Luciano Frota, relator do processo, as condutas analisadas revelaram atuação de uma organização criminosa liderada por advogados para viabilizar a soltura de traficantes de alta periculosidade no Ceará. Para isso, eles pagavam altas quantias a desembargadores em plantão, que emitiam as liminares. Os envolvidos são acusados de associação criminosa, corrupção passiva, tráfico de influência, corrupção ativa e lavagem de dinheiro. O esquema teria começado em 2011.

A Corregedoria do CNJ abriu processo de investigação contra o magistrado em 2014, a partir de alerta emitido pela Secretaria de Segurança Pública do Ceará. Alguns dias depois da Corregedoria realizar a inspeção, Paulo Camelo Timbó pediu sua aposentadoria.

O relator, em seu voto, afirmou que o juiz infringiu os deveres de independência, imparcialidade, prudência, dignidade, honra e decoro do Código de Ética da Magistratura Nacional.

"Ainda que fragmentária, as provas demonstram a adoção de comportamento incompatível com o exercício da magistratura por parte de Paulo Camelo Timbó, que deixou de cumprir e fazer cumprir, com independência, serenidade e exatidão, as disposições legais e os atos de ofício."

Além da aposentadoria-sanção, o processo agora será encaminhado ao MP/CE e à Procuradoria Geral do Ceará para a continuidade do processo criminal.

  • Processo: PAD 0005021-59.2015.2.00.0000

Patrocínio

Patrocínio Migalhas