MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Receita do Fundo de Erradicação da Pobreza não entra no cálculo da dívida pública da BA
Dívida

Receita do Fundo de Erradicação da Pobreza não entra no cálculo da dívida pública da BA

Decisão é do plenário do STF.

Da Redação

quinta-feira, 13 de fevereiro de 2020

Atualizado em 14 de fevereiro de 2020 07:12

Na tarde desta quinta-feira, 13, o plenário do STF atendeu a um pedido da Bahia para que a receita obtida com o Fecep - Fundo Estadual de Combate e Erradicação da Pobreza não seja incluída no cálculo da dívida pública do Estado com a União.

Por unanimidade, os ministros condenaram a União a ressarcir os valores pagos à Maior, a título de amortização da dívida pública nos exercícios de 2002, 2003 e 2004, mediante compensação da diferença com débitos futuros.

t

Pedido

A ação foi protocolada em 2004. O Estado baiano explicou que os Fundos de Combate e Erradicação da Pobreza foram criados pela EC 31/00, que acrescentou os artigos 79 a 83 ao ADCT da CF. No ano seguinte à promulgação da emenda, ou seja, em 2001, a Bahia instituiu o fundo pela lei estadual 7.988/01.

Para o financiamento do Fecep, o artigo 81 do ADCT permite aos Estados aumentar a alíquota do ICMS sobre produtos e serviços supérfluos em até 2%, para que essa arrecadação seja exclusivamente destinada ao fundo. No entanto, a União entende que as receitas do fundo devem ser incorporadas ao cálculo da quantia mínima a ser aplicada nas áreas de saúde e educação e no cálculo da RLR - Receita Líquida Real do Estado. A dívida pública do Estado com a União é baseada na RLR.

A Bahia sustenta que, assim, a União acaba por indevidamente obrigar o Estado a pagar valor maior pela dívida pública. Mensalmente, a diferença seria de cerca de R$1,5 milhão. Além disso, o montante mínimo aplicável a despesas com saúde e educação ficaria distorcido. Por isso, o Estado pede que a receita do fundo seja excluída de qualquer cálculo orçamentário.

  • Processo: ACO 727