MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Partido contesta lei que permite publicação eletrônica de atos públicos em sites da imprensa de SC
STF

Partido contesta lei que permite publicação eletrônica de atos públicos em sites da imprensa de SC

Ação foi distribuída à ministra Rosa Weber.

Da Redação

quarta-feira, 26 de fevereiro de 2020

Atualizado às 11:19

O Diretório Nacional do Partido Republicanos questiona no STF a constitucionalidade da lei estadual 17.757/19 de Santa Catarina, que autoriza a publicação de atos públicos em sites de empresas jornalísticas do estado. A ação foi distribuída à ministra Rosa Weber.

t

A lei estadual estabelece normas para publicação, tramitação e comunicação de processos, peças e atos públicos e privados, administrativos e judiciais por meio da imprensa local. Segundo a norma, apenas estão autorizados a fazer publicações eletrônicas os sites de empresas jornalísticas devidamente registradas em Santa Catarina e que editem jornal digital periodicamente. A lei também prevê que o conteúdo poderá ser consultado pelo público em geral sem custos em espaços criados especialmente para o site onde será veiculado o jornal digital.

O Republicanos alega que são inconstitucionais os trechos da norma que dão exclusividade às empresas jornalísticas registradas no estado e que preveem ausência de custo para a publicação. Para o partido, isso fere os princípios da publicidade e da livre iniciativa e demonstra uma intenção de direcionamento de recursos públicos a veículos jornalísticos. Ainda conforme a argumentação, também há violação do direito à informação, à liberdade de expressão, à transparência e à ampla concorrência.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas