MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Fenafisco pede que STF reconheça inconstitucionalidade de sistema tributário brasileiro
Tributário

Fenafisco pede que STF reconheça inconstitucionalidade de sistema tributário brasileiro

Entidade ainda requer que comissão mista da reforma tributária adote parâmetro da igualdade material.

Da Redação

quinta-feira, 5 de março de 2020

Atualizado às 13:21

A Fenafisco - Federação Nacional do Fisco Estadual e Distrital ajuizou ação no STF para que se reconheça o "estado de coisas inconstitucional" do sistema tributário brasileiro. A Federação pede que sejam adotadas providências para fazer cessar violações a preceitos fundamentais das CF. A ministra Cármen Lúcia é a relatora da ação. 

t

Segundo a entidade, atos dos Poderes Executivo e Legislativo transformaram o sistema tributário em "promotor da desigualdade social", ao privilegiar os mais ricos em detrimento dos mais pobres, em desrespeito ao princípio constitucional que exige a observância da capacidade econômica do contribuinte.

A Fenafisco alegou, ainda, que o Congresso Nacional aprova normas que mantêm a regressividade do sistema tributário ao impor a maior carga sobre o consumo, e não a renda, como ocorre com a tributação de lucros e dividendos, e se omite a taxar as grandes fortunas.

Ao pedir liminar para que a Comissão Especial Mista instaurada analise a reforma tributária, a entidade aduziu que se adote o parâmetro da igualdade material.

No mérito, pede o reconhecimento de que a regressividade do sistema tributário brasileiro viola os preceitos fundamentais de redução das desigualdades sociais e construção de uma sociedade justa e solidária. Por fim, a entidade requer que o STF determine que os poderes Executivo e Legislativo elaborem, em seis meses, proposta de reforma tributária, após a realização de audiências públicas para acolher contribuições da sociedade.

Informações: STF.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas