MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. STF fixa tese sobre responsabilidade de empregador por acidente em atividade de risco
Tese

STF fixa tese sobre responsabilidade de empregador por acidente em atividade de risco

Em 2019, o STF decidiu que empregador tem responsabilidade objetiva por acidente em atividade de risco.

Da Redação

quinta-feira, 12 de março de 2020

Atualizado às 17:28

Nesta quinta-feira, 12, o plenário do STF fixou tese em julgamento sobre responsabilidade civil objetiva do empregador por dano decorrente de acidente de trabalho em atividade de risco. Por maioria, os ministros fixaram a seguinte:

"O artigo 927, parágrafo único, do Código Civil é compatível com o artigo 7º, XXVIII, da Constituição Federal, sendo constitucional a responsabilização objetiva do empregador por danos decorrentes de acidentes de trabalho nos casos especificados em lei ou quando a atividade normalmente desenvolvida, por sua natureza, apresentar exposição habitual a risco especial, com potencialidade lesiva, e implicar ao trabalhador ônus maior do que aos demais membros da coletividade".

t

Relembre

Em setembro de 2019, o STF decidiu:

Caso

O recurso foi interposto por uma empresa de transporte de valores contra decisão do TST que a condenou ao pagamento de indenização a um vigilante de carro-forte devido a transtornos psicológicos decorrentes de um assalto.

A tese adotada pelo TST foi a da responsabilidade objetiva, que prescinde da comprovação de dolo ou culpa, fazendo incidir no caso a regra prevista no artigo 927, parágrafo único, do CC, por se tratar de atividade de risco. Para a empresa, porém, a condenação contrariou o dispositivo constitucional que trata da matéria, uma vez que o assalto foi praticado em via pública, por terceiro.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas