MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Moraes autoriza uso de parcelas de dívidas do MA e PR com a União para combater coronavírus
Dívidas

Moraes autoriza uso de parcelas de dívidas do MA e PR com a União para combater coronavírus

Estados devem comprovar que os recursos estão sendo integralmente destinados às secretarias estaduais de Saúde exclusivamente para o combate à pandemia.

Da Redação

quinta-feira, 26 de março de 2020

Atualizado em 27 de março de 2020 07:38

O ministro do STF, Alexandre de Moraes, suspendeu por 180 dias o pagamento das parcelas da dívida com a União dos Estados de Maranhão e Paraná. Segundo as medidas liminares deferidas nas ACOs 3.366 e 3.367, esses valores devem ser aplicados exclusivamente em ações de prevenção, contenção, combate e mitigação à pandemia causada pelo novo coronavírus. O ministro já havia deferido medida semelhante em relação à Bahia e a São Paulo.

t

De acordo com o ministro, a argumentação dos entes federados de que estão impossibilitados de cumprir a obrigação com a União em razão do momento "extraordinário e imprevisível" é absolutamente plausível. O relator destacou a gravidade da situação atual, o que demonstra a necessidade imperativa de destinação de recursos públicos para atenuar os graves riscos à saúde em geral. Segundo ele, a atuação do poder público exige racionalidade, prudência, proporção "e, principalmente, nesse momento, a real e efetiva proteção ao direito fundamental à saúde".

Dívidas

O Estado do Paraná afirma que as parcelas da dívida a vencer até o final do ano somam mais de R$ 638 milhões. Já o Estado do Maranhão sustenta que sua dívida com a União, com bancos públicos nacionais e com instituições financeiras internacionais chega a R$ 7,4 bilhões.

A liminar deferida abrange apenas a dívida direta com a União, e o Maranhão deve justificar, especificadamente, caso a caso, a competência originária do STF em relação às outras dívidas.

Condição

O ministro Alexandre de Moraes impôs como condição que os estados comprovem que os recursos estão sendo integralmente destinados às secretarias estaduais de Saúde exclusivamente para o custeio das ações de prevenção, contenção e combate da pandemia. Também determinou que, enquanto vigorar a medida liminar, a União não poderá aplicar penalidades previstas nos contratos nos casos de inadimplência, como a retenção dos valores devidos nos recursos do tesouro estadual, o vencimento antecipado da dívida e o bloqueio de recebimento de transferências financeiras da União.

Outra determinação contida na decisão é a realização, com urgência, de uma audiência virtual para composição com a União, com a participação dos estados que, até o momento, obtiveram liminares para suspender o pagamento de suas dívidas: São Paulo, Bahia, Maranhão e Paraná.

 Informações: STF.

__________________

Para que o leitor encontre as notícias jurídicas específicas sobre coronavírus, reunimos todo o material em um site especial, constantemente atualizado. Acesse: www.migalhas.com.br/coronavirus

t

Patrocínio

Patrocínio Migalhas