MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Após saída da CNN Brasil, advogadas emitem nota de apoio a Gabriela Prioli
O Grande Debate

Após saída da CNN Brasil, advogadas emitem nota de apoio a Gabriela Prioli

Durante os debates, advogada era constantemente interrompida. Assista ao vídeo.

Da Redação

terça-feira, 31 de março de 2020

Atualizado às 19:20

Nesta semana, a advogada Gabriela Prioli anunciou sua saída do programa "O Grande Debate", da CNN Brasil. Um dos motivos, segundo Prioli, é constante interrupção de suas falas durante os debates.

Diante da situação, um grupo de advogadas assinou nota de apoio à Gabriela Prioli. Segundo as signatárias, "com a saída de Gabriela do programa a CNN Brasil perde, a sociedade perde. Mas sua decisão é coerente com o que sempre defendeu: discussão baseada em dados, tolerância e respeito".

Interrupções no debate

Gabriela Prioli participava dos programas de debates mediados pelo jornalista Reinaldo Gottino, ao lado de Caio Coppolla e, posteriormente, de Tomé Abduch. No dia em que a prisão domiciliar de Eduardo Cunha era pauta do debate, Gabriela foi interrompida várias vezes pelo mediador Gottino.

Veja abaixo:

A advogada é mestre em Direito Penal pela USP e professora na pós-graduação da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Em suas redes sociais, no domingo, Gabriela informou sua saída, dizendo que estaria apenas nas redes sociais.

t

Nota de apoio

Um grupo de advogadas assinou nota de apoio à Gabriela Prioli. "Gabriela sempre manteve sua postura séria, ética e comprometida,argumentando com base em dados, como é esperado de quem participa de umprograma televisivo que se propõe a discutir temas de relevo social", disseram.

"A forma como a Gabriela Prioli foi tratada tanto pelos participantes do programa 'O Grande Debate', como pela direção da CNN Brasil bem demonstra a dificuldade que nós, mulheres, enfrentamos diariamente. Dificuldades tanto para falar como para sermos ouvidas. Por conta disso, o nosso grupo, que conta com quase 200 advogadas de todo o Brasil, decidiu divulgar uma nota de apoio." Cláudia Bernasconi, advogada capitaneou a manifestação de apoio.

Veja a íntegra da nota. Conheça as signátárias, clique aqui

______________

Nota de Apoio à Gabriela Prioli

As advogadas e os advogados abaixo assinados vêm a público manifestar seu apoio à advogada e comentarista política Gabriela Prioli relativamente aos acontecimentos recentes no programa Grande Debate, promovido pela CNN Brasil.

Gabriela sempre manteve sua postura séria, ética e comprometida, argumentando com base em dados, como é esperado de quem participa de um programa televisivo que se propõe a discutir temas de relevo social.

Infelizmente, os dois debatedores escolhidos para o quadro não apresentaram os mesmos predicados, mostrando-se frequentemente despreparados para o tema do dia e, por vezes, recorrendo a ataques pessoais. Nem sequer o intermediador, posto ali para equilibrar o debate de forma neutra, cumpriu esse papel: não só não evitou que o outro debatedor interrompesse sua fala, como ainda, passou a ser protagonista das interrupções. Não há forma mais clara de desrespeito ao fomento do equilíbrio que lhe incumbia.

Enquanto telespectadores, esperávamos que o compromisso da CNN Brasil fosse com a proposta de um debate informativo, embasado, racional e mediado pelo respeito. Infelizmente não foi o que aconteceu. O que vimos foi o acirramento da polarização, não como forma de contrapor argumentos e dados, mas como um fim em si. Com isso, perdeu a emissora a chance de contribuir positivamente em um momento em que a solidariedade é essencial e no qual a boa informação pode ser a diferença entre viver ou morrer.

Com a saída de Gabriela do programa a CNN Brasil perde, a sociedade perde. Mas sua decisão é coerente com o que sempre defendeu: discussão baseada em dados, tolerância e respeito.