MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Juiz afasta penalidades por impossibilidade de cumprimento de acordo por coronavírus
Coronavírus

Juiz afasta penalidades por impossibilidade de cumprimento de acordo por coronavírus

Magistrado levou em consideração os efeitos da crise do coronavírus.

Da Redação

terça-feira, 7 de abril de 2020

Atualizado às 10:37

O juiz do Trabalho June Bayao Gomes Guerra, da 19ª vara de BH, determinou a suspensão do cumprimento de acordo judicial entre uma empresa e uma trabalhadora pelo prazo de 30 dias. Por consequência, o juiz afastou a aplicação das penalidades previstas no acordo, como a multa e o vencimento antecipado das demais parcelas do acordo. Magistrado levou em consideração os efeitos da crise do coronavírus.

t

Trata-se de ação originária em que uma empresa foi condenada a pagar algumas verbas trabalhistas em 1º grau. Em razão dos efeitos da pandemia do coronavírus, a empresa requereu que fossem rejeitados os pedidos de aplicação da multa prevista no acordo e vencimento antecipado das parcelas seguintes, bem como a suspensão dos pagamentos das parcelas do acordo enquanto perdurar o estado de calamidade pública.

Ao analisar o pedido, o magistrado entendeu que, neste momento de pandemia, a declaração de vencimento antecipado das parcelas seguintes e consequente aplicação da multa importaria em onerosidade excessiva imposta à empresa, "diante da redução de seus ganhos habituais, decorrente do isolamento social imposto a toda a comunidade", disse.

"Considerando o acima exposto, em especial no que toca à aplicação das Teorias da Imprevisão e da Onerosidade Excessiva, bem como em relação à natureza das parcelas e necessidade de manutenção econômica das partes, apresenta-se como solução mais justa a não aplicação da multa e vencimento antecipado das parcelas do acordo, uma vez que a reclamada se viu impossibilitada de honrar o compromisso assumido."

Assim, acolheu, em parte, os requerimentos, determinando a suspensão do cumprimento do acordo pelo prazo de 30 dias. Como consequência, determinou que é indevida a aplicação da multa pactuada, bem como o vencimento antecipado das demais parcelas do acordo.

O advogado Humberto Souza Pinheiro de Azevedo, do escritório Hazevedo Advocacia, atuou pela devedora.

Veja a íntegra da decisão.

____________

Para que o leitor encontre as notícias jurídicas específicas sobre coronavírus, reunimos todo o material em um site especial, constantemente atualizado. Acesse: www.migalhas.com.br/coronavirus

t

Patrocínio

Patrocínio Migalhas