MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Professor defende renegociação de contratos durante pandemia para evitar colapso no Judiciário
Direito Civil

Professor defende renegociação de contratos durante pandemia para evitar colapso no Judiciário

Adriano Ferriani destaca que momento é de partes tomarem consciência e buscarem solução consensual. "Enxurrada de processos não ajudará."

Da Redação

sexta-feira, 17 de abril de 2020

Atualizado às 11:00

A renegociação de contratos é ponto fundamental para evitar um colapso do Judiciário no atípico momento de crise ligado à pandemia do coronavírus. É esta a visão do advogado Adriano Ferriani, professor de Direito Civil da PUC/SP.

O especialista destaca que diversas normas estão surgindo para tentar diminuir os efeitos da situação. Entre as propostas está o projeto de lei 1.179/20, que altera vários pontos do Direito Civil de forma transitória. Para Ferriani, o texto deveria trazer mais: deveria trazer o dever de as partes renegociarem sua situação.

"O que adianta efetivamente é as partes tomarem consciência de que só elas têm condição de conhecer as especificidades e particularidades de cada caso, e com isso renegociar o contrato."

Ele destaca que o momento demanda tolerância e compreensão, buscando solução consensual e não simplesmente submeter o caso ao Judiciário. Assim como na Saúde é preciso evitar um colapso, o mesmo deve ser observado com o sistema de Justiça. "Enxurrada de processos não ajudará."

Assista:

_________________

Para que o leitor encontre as notícias jurídicas específicas sobre coronavírus, reunimos todo o material em um site especial, constantemente atualizado. Veja, clique aqui: www.migalhas.com.br/coronavirus

t