MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Empresas não precisam pagar volume mínimo de energia durante pandemia
Energia elétrica

Empresas não precisam pagar volume mínimo de energia durante pandemia

Em razão da quarentena, fluxo de pessoas nos estabelecimentos diminuiu e, consequentemente, o consumo de energia elétrica também.

Da Redação

segunda-feira, 27 de abril de 2020

Atualizado em 28 de abril de 2020 08:17

Grupo hoteleiro e shopping conseguem revisão de contrato de fornecimento de energia elétrica para não pagar por volume mínimo de energia estipulado em contrato e, sim, por volume consumido, tendo em vista a redução do consumo diante da pandemia do coronavírus. Decisões são da 6ª vara Cível de Jaboatão dos Guararapes/PE e da 31ª vara Cível de Goiânia/GO.

t

Um shopping de Várzea Grande/MT e um grupo hoteleiro de Cuiabá/MT alegaram, em ações semelhantes, que em razão da pandemia do coronavírus o fluxo de pessoas nos estabelecimentos diminuiu e, consequentemente, o consumo de energia elétrica também. Entretanto, os contratos possuem cláusula de consumo mínimo, assim, solicitaram a revisão do contrato para pagarem apenas o valor consumido.

Na decisão acerca do grupo hoteleiro, o juiz de Direito William Costa Mello, da 31ª vara Cível de Goiânia/GO, considerou que a obrigação de pagar o acordado pelo contrato firmado antes da pandemia, bem como impor medidas sancionatórias e indenizatórias/compensatórias, poderiam causar danos irreparáveis.

"Neste prematuro momento processual, entendo, ainda, restar provada a iminência de dano irreparável ou de fatigante reparação, face à transparência de elementos mínimos que atestem a gravidade da situação, uma vez que a restrição, em tempos de incertezas como este, dificulta ainda mais o comércio já abatido."

A juíza de Direito Fabiana Moraes Silva, da 6ª vara Cível de Jaboatão dos Guararapes/PE, considerou, na ação do shopping, que as bases objetivas do negócio restaram violadas a partir da pandemia, a justificar a revisão, já que, em um primeiro momento, a solução negociada não se mostrou possível.

"Tal medida tem cunho temporário e viabiliza que, nesse prazo, sejam esclarecidos pelas partes o percentual de lucro, a capacidade econômica financeira e o potencial de recuperação, nos termos da lição supra, o que será reavaliado tão logo apresentada contestação e réplica; ou caso ocorra alteração fática antes, com retomada das atividades e do consumo de energia elétrica, o que deve ser prontamente noticiado pelas partes."

Diante disso, no caso do shopping foi concedida liminar para suspender por 90 dias a exigência de consumo mínimo devendo efetuar o pagamento conforme consumo efetivado. No caso do grupo hoteleiro, o magistrado concedeu a liminar possibilitando o pagamento apenas do volume de energia consumida até dezembro deste ano.

O advogado Marcelo Oliveira Morgado, sócio do escritório Tavares e Morgado Advogados Associados, atua pelos estabelecimentos. 

Confira as decisões do shopping e do grupo hoteleiro.

_____________

Para que o leitor encontre as notícias jurídicas específicas sobre coronavírus, reunimos todo o material em um site especial, constantemente atualizado. Acesse: www.migalhas.com.br/coronavirus

t

Patrocínio

Patrocínio Migalhas