MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. STF decidirá se símbolos religiosos em órgão públicos federais ferem laicidade do Estado

STF decidirá se símbolos religiosos em órgão públicos federais ferem laicidade do Estado

Ação está sob relatoria do ministro Lewandowski e teve repercussão geral reconhecida.

Da Redação

terça-feira, 28 de abril de 2020

Atualizado em 21 de dezembro de 2020 09:52

O Supremo Tribunal Federal vai decidir se a presença de símbolos religiosos em prédios públicos federais colide com a laicidade do Estado brasileiro. Em discussão no ARE 1.249.095, a matéria teve repercussão geral reconhecida (Tema 1086) por votação unânime do plenário virtual.

t

O recurso tem origem em ação civil pública ajuizada pelo MPF para que sejam retirados todos os símbolos religiosos, como crucifixos e imagens, de locais de ampla visibilidade e de atendimento ao público nos prédios da União e no Estado de São Paulo. A ação foi julgada improcedente pelo juízo de primeiro grau e pelo Tribunal Regional Federal da 3ª Região, que considerou que a presença dos símbolos religiosos é uma reafirmação da liberdade religiosa e do respeito a aspectos culturais da sociedade brasileira.

Contra esse entendimento, o MPF interpôs recurso extraordinário com alegação de ofensa a dispositivos constitucionais sobre o tema. O recurso não foi admitido pela vice-presidência do TRF-3, razão pela qual foi interposto o ARE no Supremo.

Relevância jurídica e social

O relator, ministro Ricardo Lewandowski, entendeu que há repercussão geral do tema constitucional contido no recurso. Para o ministro, a causa extrapola os interesses das partes envolvidas, pois a questão central alcança todos os órgãos e entidades da administração pública da União, dos estados e dos municípios.

Na avaliação do relator, a conclusão da discussão definirá a exata extensão dos dispositivos constitucionais supostamente violados. Do mesmo modo, segundo ele, há evidente repercussão geral do tema sob a ótica social, considerados os aspectos religiosos e socioculturais envolvidos no debate.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas