MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Alexandre de Moraes pede vista no caso sobre prazo de inelegibilidade de parlamentar cassado
Legislativo

Alexandre de Moraes pede vista no caso sobre prazo de inelegibilidade de parlamentar cassado

Ação contesta dispositivo da LC 64/90. Fachin votou pela improcedência da ADIn e Gilmar divergiu.

Da Redação

terça-feira, 28 de abril de 2020

Atualizado às 11:27

O ministro Alexandre de Moraes, do STF, pediu vista no julgamento de ação que trata do prazo para parlamentar cassado voltar a exercer cargo eletivo. O processo está no plenário virtual do Supremo.

t

A ação, ajuizada em 2008, foi proposta pelo PTB em face da alínea b do inciso I do art. 1º da LC 64/90, com redação alterada pela LC 81/94, sob alegação de violação ao princípio da isonomia e eventual mácula à separação de poderes. O PTB defende que a norma empresta tratamento diferenciado e desproporcional a agentes políticos que vieram a perder seus mandatos por situações análogas.

"Se um parlamentar vier a perder o mandato no último dia da legislatura, somente poderá vir a assumir um cargo eletivo no prazo de doze anos para os cargos de nível federal e estadual e dez anos para os de nível municipal. Se vier a perder o mandato no início da legislatura, conclui-se que somente poderá assumir cargos eletivos em aproximadamente quatorze anos no caso de eleições de nível municipal ou dezesseis anos no caso de eleições de nível federal e estadual.

O presidente da República, eventualmente inabilitado na forma do § único, art. 52 da Constituição, poderá voltar a assumir cargos eletivos após pouco mais de oito anos."

O pedido de vista veio na esteira de divergência inaugurada pelo ministro Gilmar Mendes. O relator, ministro Fachin, votou pela improcedência da ação, mantendo os dispositivos impugnados. Já Gilmar divergiu, pela procedência da ação.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas