MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Propostas querem facilitar acesso virtual de familiares a pacientes internados com covid-19
Pandemia

Propostas querem facilitar acesso virtual de familiares a pacientes internados com covid-19

Entre as previsões, estão a possibilidade de familiares terem acesso a internados por meio de vídeo chamadas ou receberem mensagens por meio eletrônico.

Da Redação

sábado, 2 de maio de 2020

Atualizado em 4 de maio de 2020 07:13

Propostas em tramitação na Câmara dos Deputados pretendem asseguram aos familiares o acesso aos pacientes internados em hospitais públicos e privados em decorrência de covi-19.

t

Entre as propostas, o PL 2.136/20 prevê a visita virtual, por meio de vídeo chamadas, de familiares a pacientes internados. De acordo com a justificativa do projeto, por motivos de segurança, as políticas de visita a pacientes internados diagnosticados com o novo coronavírus são bastante restritivas, algo que acaba causando bastante angústia tanto em quem está doente, quanto em seus respectivos familiares.

Neste contexto, a proposta, ao permitir a interação de paciente com os familiares por meio remotos, assegura medidas para evitar possíveis contaminações.

"Observe-se que não se está questionando as políticas restritivas de visita em caso de pacientes diagnosticados com COVID-19, mas tão somente tentando buscar uma alternativa viável para que o enfermo não fique tanto tempo sem ter contato com seus familiares."

Outra proposta em tramitação na Câmara, é o PL 2121/20, que visa assegurar que hospitais públicos, privados e de campanha mantenham um canal de comunicação eficiente com os familiares, amigos, ou pessoas próximas ao paciente durante o período de internação por suspeita ou diagnóstico de covid-19.

Para isso, será estabelecido o envio, por meio de telegrama, telefonema, mensagem eletrônica ou portal na internet, de informações sobre o paciente aos familiares, respeitando a Lei Geral de Proteção de Dados.

Segundo a justificativa do projeto, a troca de informações entre profissionais de saúde e familiares/amigos do paciente é ainda mais importante considerando situações em que o paciente não pode cuidar de si mesmo e possui uma comorbidade ou condição que torna sua saúde ainda mais frágil.

____________

Para que o leitor encontre as notícias jurídicas específicas sobre coronavírus, reunimos todo o material em um site especial, constantemente atualizado. Acesse: www.migalhas.com.br/coronavirus

t

Patrocínio

Patrocínio Migalhas