MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Estabelecimento veterinário é impedido de retomar atividades
Pandemia

Estabelecimento veterinário é impedido de retomar atividades

Para o magistrado do TJ/SP, serviços de day care e hotel para cães não são essenciais neste momento.

Da Redação

quinta-feira, 30 de abril de 2020

Atualizado às 09:42

O desembargador Renato Sartorelli, integrante do Órgão Especial do TJ/SP, negou pedido de estabelecimento veterinário para reabertura das atividades. No entendimento do magistrado, "a assertiva de essencialidade para a saúde animal dos serviços de day care e hotel de cães não me parece verossímil neste presente momento".

t

A impetrante alegou que os serviços prestados pela clínica - como cirurgias e diagnósticos clínicos, vacinação, serviços de creche e hotel, entre outros - são essenciais, apesar de não constarem no rol de atividades permitidas pelo governo, e que os animais vêm apresentando problemas de ansiedade e estresse por estarem impedidos de frequentar o local.

Ao avaliar o caso, o desembargador apontou que é inegável que os serviços veterinários e de nutrição animal são importantes para a população, como aponta nota técnica elaborada pelo CFMV - Conselho Federal de Medicina Veterinária, mas que a própria entidade recomenda que as clínicas e hospitais veterinários mantenham o funcionamento em regime de plantão.

O magistrado também afirmou que, ainda que não se possa ficar indiferente a esses e tantos outros cenários, as adversidades vão existir para todos e não autorizam, à primeira vista, a outorga da medida liminar.

"Embora não se ignore a importância e a necessidade de lazer e gasto energético para muitos animais de estimação, eventuais dificuldades com a mudança de rotina dentro de casa é um problema que certamente também tem afetado a sociedade nos mais diversos aspectos."

Leia a liminar.

_____________

Para que o leitor encontre as notícias jurídicas específicas sobre coronavírus, reunimos todo o material em um site especial, constantemente atualizado. Acesse: www.migalhas.com.br/coronavirus

t

Patrocínio

Patrocínio Migalhas