MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Barroso suspende ordem de Bolsonaro de expulsão de funcionários da embaixada da Venezuela no Brasil
Expulsão

Barroso suspende ordem de Bolsonaro de expulsão de funcionários da embaixada da Venezuela no Brasil

Suspensão vale por dez dias. Presidente e ministério das Relações Exteriores deverão prestar informações.

Da Redação

sábado, 2 de maio de 2020

Atualizado às 17:37

Ministro Luís Roberto Barroso, do STF, suspendeu neste sábado, 2, a expulsão de funcionários da Embaixada da Venezuela em Brasília e consulados em Belém, Boa Vista, Manaus, Rio de Janeiro e São Paulo. A retirada compulsória do corpo diplomático venezuelano havia sido determinada por ato do presidente da República e do ministro das Relações Exteriores.

A suspensão vale por 10 dias e o ministro requisitou, neste período, que o presidente da República e o ministro das Relações Exteriores prestem informações sobre a expulsão.

t

O ministro atendeu pedido do deputado Paulo Pimenta e concedeu liminar por considerar que pode ter ocorrido violação a normas constitucionais brasileiras, a tratados internacionais de direitos humanos e às convenções de Viena sobre Relações Diplomáticas e Consulares.

Barroso considerou que a decisão era urgente em razão da pandemia da covid-19. Para ele, a ordem de saída imediata "viola razões humanitárias mínimas" porque os integrantes do corpo diplomático "não representam qualquer perigo iminente".

A decisão lembra que a PGR recomendou ao ministro das Relações Exteriores nesta sexta-feira, 1º, a suspensão da medida para evitar riscos físicos e psíquicos aos envolvidos.

Veja a decisão.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas