MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Realização de assembleia de credores em meio virtual representa importante evolução, acredita advogado
Inovação

Realização de assembleia de credores em meio virtual representa importante evolução, acredita advogado

Para Diego Vaz, medida é eficaz no processo de recuperação judicial.

Da Redação

terça-feira, 5 de maio de 2020

Atualizado às 09:23

A fim de otimizar os trâmites judiciais, a Justiça brasileira conta cada vez mais com ferramentas tecnológicas. Não é diferente no âmbito das Falências e Recuperações Judiciais. Há algum tempo, já se discutia a possibilidade da realização de assembleias de credores virtuais, que privilegia a economia processual, evitando gastos para sua operacionalização.

t

O advogado Diego Vaz, gerente da área de Negócios em Direitos Creditórios da banca CMMM - Carmona Maya, Martins e Medeiros Advogados, explica que a medida caminhava com introdução cautelosa para garantia de seu implemento de forma segura, notadamente para preservar as prerrogativas dos credores e da própria recuperanda. Além disso, seria necessária alteração da própria legislação, conquanto a lei 11.101/05 não previu a possibilidade da realização de assembleia virtual.

No entanto, os últimos acontecimentos globais acabaram por acelerar o processo de implementação da inovação. Ante as medidas emergenciais ensejadas pela pandemia da covid-19, adveio a recomendação 63 do CNJ, publicada em 31/3/20, que "recomenda aos juízos com competência para o julgamento de ações de recuperação empresarial e falência a adoção de medidas para a mitigação do impacto decorrente das medidas de combate à contaminação pelo novo coronavírus causador da covid-19". Daí, sobrevieram decisões por todo o país no sentido de determinar a realização de Assembleias de Credores Virtuais.

Inovação positiva

Na véspera do feriado de 1º de maio, o advogado Diego Vaz representou um cliente na Assembleia de Credores da Recuperação Judicial das empresas Cotia Empreendimentos Logística e Participações S.A. e Cotia Vitória Serviços E Comércio S.A. ("Grupo Cotia"). O objetivo era discutir aditivo ao plano de recuperação judicial.

O advogado destaca que a assembleia, com duração de pouco mais de duas horas, correu com extrema eficiência, objetividade e sem deixar de observar as prerrogativas dos credores e da recuperanda.

Segundo Vaz, a assembleia promoveu a apreciação das propostas apresentadas, assim como consagrou o "direito a voz" dos credores e proporcionou embates, de forma organizada e sob estrito amparo legal.

"Não há como negar que o formato "virtual" se mostrou eficiente, começando pelo quórum de quase 100% dos credores convocados, viabilizando assim a instauração da AGC em Primeira Convocação; passando por sua realização dinâmica com espelhamento de documentos e apresentações que viabilizaram a apreciação fidedigna e célere dos credores, sobre as propostas e temas trazidos pelas recuperandas; e concluindo finalmente, com os imprescindíveis votos objetivos (dos credores) para cada questão suscitada pelas empresa em recuperação."

Diego Vaz conta que foram admitidas todas as ressalvas fáticas e legais que os credores entenderam necessárias e foi possível fazê-las de forma organizada. "Foi facultado a todos os credores que fizeram suas ressalvas no momento da assembleia a possibilidade de apresentá-las por escrito em documento direcionado à Administração Judicial para que fossem indexadas à Ata de Assembleia de Credores - além do que já constara na referida ata, lida a todos os credores, após encerramento do conclave."

Assim, destacou, foram observados os requisitos legais trazidos pelo artigo 35, inciso I, alíneas "a" e "f" e artigos 36 e 37 da lei 11.101/05, bem como as importantes prerrogativas e normas, que estão presentes nos artigos 38 e 39 da mesma lei.

O advogado destaca que devem ser levados em conta os diferentes cenários de uma assembleia e que a dificuldade seria maior em uma votação de plano de recuperação em si.

"Com efeito, como toda mudança e evolução deve ser feita com cautela, eficiência e reponsabilidade, sobretudo para assegurar os direitos e prerrogativas de todas as partes e de maneira coesa preservar e consagrar o princípio da segurança jurídica."

Mas, para ele, a inovação representa importante evolução, que figura como medida eficaz no processo de recuperação judicial.

  • Processo: 1115829-47.2016.8.26.0100

________________

t

Patrocínio

Patrocínio Migalhas