MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. TJ/SP autoriza monitoramento de celular de cidadã durante pandemia no Estado
Isolamento social

TJ/SP autoriza monitoramento de celular de cidadã durante pandemia no Estado

Desembargador Beretta da Silveira concluiu que a preocupação do governo é tomar medidas adequadas para o enfrentamento do coronavírus.

Da Redação

terça-feira, 12 de maio de 2020

Atualizado às 13:29

O desembargador Beretta da Silveira, do Órgão Especial do TJ/SP revogou liminar que impedia o monitoramento do celular de uma cidadã pelo acordo celebrado entre o governo de São Paulo e operadoras de telefonia móvel para controlar o isolamento social durante a pandemia.

t

Na decisão, o magistrado destaca que o acordo de cooperação técnica celebrado entre as operadoras de telefonia móvel e o Governo paulista, aprovado pela Anatel e pelo IPT, está voltado, tão somente, ao conhecimento dos dados anônimos dos titulares de telefone celular.

A autora impetrou mandado de segurança para excluir os números de seus celulares do monitoramento do deslocamento geográfico previsto no projeto Sistema de Monitoramento Inteligente, decorrente do convênio entre Estado e operadoras de telefonia, sob o argumento de invasão de sua privacidade.

O desembargador Beretta da Silveira havia deferido liminar, mas revogou após reanálise do caso.

De acordo com a decisão, ao examinar o acordo, constatou-se que uma das cláusulas estabelece que não há tratamento de dados pessoais; "circunstância que escaparia ao menos em tese - da invasão aludida pela Impetrante, até porque - é fato incontroverso - a preocupação única do governo, ciente da movimentação geral de pessoas nesta unidade federativa, se concentra em adotar as adequadas políticas públicas que possam conter a disseminação do vírus e, assim, preservar a saúde de todos".

Fonte: TJ/SP

_________________

Para que o leitor encontre as notícias jurídicas específicas sobre coronavírus, reunimos todo o material em um site especial, constantemente atualizado. Veja, clique aqui: www.migalhas.com.br/coronavirus

t

Patrocínio

Patrocínio Migalhas