MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Audiências públicas em geral não passam de retórica, avalia juiz de Direito do DF
STF

Audiências públicas em geral não passam de retórica, avalia juiz de Direito do DF

Fabrício Castagna Lunardi, autor de "O STF na política e a política no STF", falou à TV Migalhas sobre o "constitucionalismo de camuflagem judicial". Confira.

Da Redação

quinta-feira, 14 de maio de 2020

Atualizado às 14:08

As audiências públicas no STF, que poderiam aumentar o grau de legitimidade nas ações de controle concentrado de constitucionalidade, em geral não passam de uma questão retórica. A constatação é do juiz de Direito Fabrício Castagna Lunardi, do DF.

O magistrado e professor lançou há pouco a obra "O STF na política e a política no STF" (Saraiva Jur|320 p), resultado de uma pesquisa de mais de cinco anos, e à TV Migalhas tratou de um dos pontos abordados no livro: o constitucionalismo de camuflagem judicial.

Confira.

A obra faz um raio-X da atuação do STF na política e da política no STF, buscando trazer a lume aquilo que está por trás das decisões, de modo a permitir que o leitor possa chegar às suas próprias conclusões. 

"É preciso investigar como a Corte Constitucional brasileira atua quando tem de decidir questões estruturais ou que afetam interesses governistas ou de elites políticas, e como a classe política reage a essas decisões. Essa investigação contextualizada, a partir de casos concretos, talvez mostre uma Corte Constitucional bem mais frágil do que as teorias de ativismo judicial e as teorias da legislação costumam apresentar, e bem mais estratégica e política do que as teorias jurídico-constitucionais são capazes de mostrar. É nesse contexto (...) que se pretende problematizar e iniciar a investigação sobre a atuação do Supremo Tribunal Federal na política, e acerca da influência e das reações da classe política às decisões judiciais", afirma o autor.

_______________

SARAIVA EDUCACAO LTDA