MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Desembargador suspende audiência virtual ao considerar complexidade do caso
Liminar

Desembargador suspende audiência virtual ao considerar complexidade do caso

Caso envolve acusação de homicídio contra policiais. Liminar foi deferida em HC.

Da Redação

segunda-feira, 18 de maio de 2020

Atualizado às 08:45

O desembargador Willian Campos, da 15ª câmara de Direito Criminal do TJ/SP reconheceu a complexidade de caso e concedeu liminar para determinar a suspensão de audiência virtual designada para esta segunda-feira, 18.

O magistrado destacou que, "embora a audiência por videoconferência se revista de todas as garantias constitucionais e em tese poderia substituir perfeitamente a audiência presencial, no presente caso, trata-se de crime de homicídio em que quatro policiais militares são acusados - caso em que a coleta da prova exige maior cautela". Assim, 'indiscutivelmente, a prova da autoria deveria ser produzida com maior sensibilidade".

t

O caso

Trata-se de processo criminal no qual pretende-se colher o depoimento de oito testemunhas, sendo imprescindível a realização de reconhecimento pessoal, diante das circunstâncias em que ocorreram os fatos.

A defesa alega que teria sido consultada sobre a concordância da realização de audiência de instrução na modalidade virtual, momento no qual manifestou-se contrariamente, quando, então, o juízo determinou o cancelamento da audiência. Mas, posteriormente, nova decisão manteve a audiência virtual designada.

Sob o argumento de "clara afronta aos princípios constitucionais do devido processo legal e da ampla defesa", a defesa impetrou HC alegando constrangimento ilegal no ato do juízo. Afirma, entre outros pontos, que há impossibilidade técnica de que se promova o reconhecimento pessoal por tal modalidade de audiência, e risco de contaminação de provas. Ressalta, por fim, que, dada a complexidade do caso, "evidentemente não é quadro que recomende ou autorize audiência virtual".

Ao analisar o pleito, o desembargador concedeu a liminar. O magistrado considerou ser "forçoso reconhecer que a possibilidade de tal modalidade causar prejuízo à defesa é, excepcionalmente, concreta".

"O tempo de duração do processo é fator preocupante e enseja real prejuízo aos Réus presos. Contudo, a própria Defesa reconhece a necessidade do alongamento do ato processual."

A audiência foi suspensa. O pedido de anulação será analisado posteriormente.

HC foi impetrado pelo advogado Eliezer Pereira Martins (Pereira Martins Advogados Associados) e está sob segredo de Justiça.

__________________

t

Patrocínio

Patrocínio Migalhas