MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. WEBINAR - O Poder Judiciário e a Mediação: uma união necessária
Online

WEBINAR - O Poder Judiciário e a Mediação: uma união necessária

Assista!

Da Redação

segunda-feira, 25 de maio de 2020

Atualizado às 19:12

Com um judiciário cada vez mais sobrecarregado, o uso dos métodos alternativos de soluções de conflitos tem se mostrado cada vez mais célere e eficaz no auxílio à pacificação pessoal e social.

Entre os métodos mais utilizados, a mediação facilita a comunicação entre as partes e propõe reflexões para que ambos cheguem a um acordo favorável. Ela permite aos envolvidos a oportunidade de assumirem o protagonismo na solução do problema, sem terceirizar a um juiz uma decisão que nem sempre irá beneficiar a todos. Quando bem aplicada, a mediação é capaz de resolver 90% dos casos.

Entre os mais utilizados, estão questões cíveis, como negociação de dívidas e relações de consumo, e Direito de Família, como divórcio, guarda de menores e alimentos.

Para debater a importância de seu uso com aqueles que são responsáveis por encerrar as lides que chegam à Justiça, Migalhas realizou o webinar "O Poder Judiciário e a Mediação: uma união necessária", em parceria com o Instituto Vertus.

Participam como palestrantes:

  • Paulo Dias Moura Ribeiro, ministro do STJ
  • Lígia Araújo Bisognim, desembargadora do TJ/SP
  • José Carlos Ferrreira Alves, desembargador do TJ/SP
  • Ricardo Pereira Junior, juiz de Direito e coordenador do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania da Prefeitura de São Paulo
  • Rubens Decoussau Tilkian, sócio de Instituto Vertus de Mediação e Decoussau Tilkian Advogados
  • Vanderci Álvares, ex-desembargador TJ/SP

t

t