MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. STF dispensa assinatura de agente político em recurso, aceitando apenas de procurador municipal
Processual

STF dispensa assinatura de agente político em recurso, aceitando apenas de procurador municipal

Os ministros verificaram que havia uma procuração autorizando o advogado a recorrer de qualquer decisão, em quaisquer instâncias, inclusive no STF.

Da Redação

quinta-feira, 4 de junho de 2020

Atualizado em 5 de junho de 2020 08:10

Nesta quinta-feira, 4, o plenário do STF deu provimento aos embargos de divergência autorizando o regular prosseguimento de recurso extraordinário assinado apenas pelo procurador municipal, sem a assinatura do agente político. Os ministros verificaram que havia uma procuração autorizando o advogado a recorrer de qualquer decisão, em quaisquer instâncias, inclusive no STF.

t

O recurso extraordinário foi protocolado em 2017 pelo prefeito de Natal contra decisão do TJ/RN acerca de uma lei municipal. O recurso teve seguimento negado pelo ministro Gilmar Mendes, relator, por ter sido subscrita apenas pelo procurador jurídico.

Na ocasião, o ministro disse que a Corte firmou orientação no sentido de que a validade dos atos processuais no âmbito do controle abstrato estadual de constitucionalidade exige a assinatura do agente político que conduz o processo decisório, ao lado de seu patrono judicial.

Diante da negativa, a parte interpôs agravo regimental e, posteriormente, embargos de declaração. Todos negados. Assim, foram opostos embargos de divergência questionando todas as decisões anteriores.

Procuração

Na tarde de hoje, os ministros mudaram o rumo do processo ao verificarem que há nos autos uma procuração que autoriza o procurador-Geral do município de Natal expressamente a promover ação direta e também recorrer de qualquer decisão para todas as instâncias, para qualquer Tribunal Superior ou para o STF.

Os ministros também observaram a dificuldade de muitos procuradores, em qualquer nível da Federação, de conseguir ter contato com o agente político, com o risco até da perda de prazo. O ministro Luís Roberto Barroso citou um exemplo pessoal de quando era procurador-Geral do Estado, no governo de Leonel Brizola, no qual observou as agruras de se conseguir a assinatura dele. "Para estas questões, o governador tinha um fastio imenso. Se fôssemos depender de uma assinatura pessoal do governador, os prazos seriam todos perdidos", disse. A ministra Cármen Lúcia também falou das dificuldades em despachar com os governadores.