MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Detran/DF deve renovar CNH de motorista que tinha multa pendente em carteira temporária
Sistema Nacional de Trânsito

Detran/DF deve renovar CNH de motorista que tinha multa pendente em carteira temporária

Para a magistrada, o órgão público deveria ter barrado a emissão da carteira de motorista antes de emitir a primeira via definitiva.

Da Redação

segunda-feira, 8 de junho de 2020

Atualizado às 12:53

A juíza de Direito Ana Maria Ferreira da Silva, do 1º Juizado Especial da Fazenda Pública do DF, determinou que o Detran/DF renove a CNH de motorista que com registro de multa pendente datada da época em que usava documento temporário para dirigir. Para a magistrada, o órgão público deveria ter barrado a emissão da carteira de motorista antes de emitir a primeira via definitiva.

t

A autora da ação contou que, ao solicitar a renovação de sua carteira de motorista, foi surpreendida com o indeferimento do pedido, sob a justificativa de que havia praticado infrações de trânsito quando ainda portava habilitação provisória. Disse que, no momento da emissão da primeira via definitiva, não recebeu nenhuma informação do órgão sobre multas pendentes.

Ao analisar o caso, a juíza observou que, apesar de a autora ter sofrido multa quando ainda era permissionária, o Detran/DF emitiu a carteira definitiva da motorista, o que atribuiu ao ato presunção de validade.

"O órgão não pode esperar o momento da renovação para negá-la, pois frustra a expectativa da usuária que, por longo período, usou a CNH sem nenhuma ressalva. A negativa, nesse caso, desrespeita os princípios da segurança jurídica e da boa-fé objetiva."

Dessa forma, a magistrada determinou que o Detran/DF promova a renovação da CNH da parte autora, no prazo de 15 dias, sob pena de multa.

Veja a íntegra da decisão.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas